Projeto investe na formação de público para teatro em Curitiba

Rumo de Cultura e Casa Quatro Ventos se unem para uma série gratuita de apresentações, debates, palestras e bate-papos

Para pensar a recepção, mediação e formação de plateia em Curitiba, nasce “Público – Formação e Mediação Teatral”, iniciativa criada em parceria pela Casa Quatro Ventos e a Rumo de Cultura. O projeto tem duração prevista de quatro meses, com ações divididas em circuito de apresentações, debates, palestras e bate-papos, sempre acompanhadas por mediadores que trabalharão com um grupo fechado de espectadores. A participação é gratuita e dá direito a certificado de curso de extensão, os  interessados podem se inscrever aqui.

A ideia é movimentar o espaço existente entre a concepção da cena e a recepção da plateia, qualificando a relação do público com a obra teatral, instigando o espectador a perceber o trabalho artístico dentro das suas múltiplas dimensões formais e interpretativas. A perspectiva adotada é transdisciplinar para pensar o papel do espectador como um ato produtivo e multiplicador, evidenciando a função artística do público no teatro. 

Durante os encontros, o grupo de participantes será acompanhado para assistir peças seguidas de debate, e, após a ida ao teatro, serão mediados procedimentos e jogos teatrais. O projeto pedagógico é coordenado pelo artista e pesquisador Fernando de Proença e pela professora Roberta Ninin.

Flávio Desgranges

O lançamento do projeto é nesta sexta-feira (18), com palestra do professor Flávio Desgranges, um dos principais nomes do mundo a pensar mediação em teatro. Para essa atividade, não é exigida inscrição.

No circuito de apresentações, também estão cinco coletivos importantes de Curitiba: Rumo de Cultura; Descompanhia de Dança; as drag queens Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita; Trupe Periferia; e Cia dos Palhaços. Os artistas fazem apresentações fechadas para o grupo de participantes do projeto, participam dos processos de mediação, e também realizam duas sessões abertas para o público em geral.

O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo da Uninter. 

Programação

Palestra de abertura com professor Flávio Desgranges na sexta-feira (18), às 20h, aberta ao público em geral, na Casa Quatro Ventos.

Sessão da peça “O universo está vivo como um animal”, dia 26 de agosto, às 20h, e 27 de agosto,  às 19h, na Casa Quatro Ventos.

Peças “Feche os olhos para olhar”, da Descompanhia de Dança; “O Maravilhoso Cabaré”, com Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita; “Real Curitiba”, da Trupe Periferia; e “Deslady”, com Nathalia Luiz da Cia dos Palhaços, nos próximos meses com datas em definição.

“Público – mediação e formação teatral”

Curso “Público – mediação e formação teatral”. Inscrições abertas até quarta-feira (16) e condições para participação no grupo de espectadores, aqui. Todas as ações acontecem na Casa Quatro Ventos (R. da Paz, 51 – Centro), com entrada franca.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima