Romance conta atentado contra negro que concorre à Presidência do Brasil; lançamento será neste sábado

Livro marca a estreia do publicitário Jairo Rodrigues na ficção; sessão de autógrafos será na Livraria da Vila

O publicitário Jairo Rodrigues lança neste sábado (19) na Livraria da Vila o seu primeiro romance. “Ginga”, classificado pelo autor como um suspense de fundo político, fala sobre a história de dois irmãos negros que sofrem atentados em momentos diferentes de suas vidas.

A história começa em 1994, quando Noel, jogador do sub-15 do Vasco da Gama, ouve o irmão Leon, quatro anos mais velho, dizer que um dia pretende ser o primeiro presidente negro do Brasil. Horas mais tarde, Leon tem seu sonho interrompido, ao ser morto por dois policiais militares com a carteirinha de estudante na mão.

Em outubro de 2026, véspera do segundo turno das eleições, acontece o “segundo ato” da trama. Noel, agora candidato a presidente, acompanha junto com o filho o final do clássico Vasco e Flamengo no Maracanã. É aí que acontece o novo atentado, dessa vez contra o deputado e candidato.

O romance é escrito em capítulos que vão e vêm no tempo, mostrando a história da família de Noel, formada por descendentes de quilombolas e imigrantes russos moradores da região dos Campos Gerais, no Paraná.

Outro ramo importante da família está localizado no Rio de Janeiro, onde nasceram os avós paternos de Rosa, mãe do protagonista. E foi na capital fluminense que todos se estabeleceram em 1990, para que Noel pudesse iniciar sua carreira no Vasco, cujo estádio seu bisavô ajudou a construir na década de 1920. 

“Ginga” propõe um jogo narrativo que mantém o leitor intrigado e mergulhado na história o tempo todo. Um livro que pretende entreter, mas que também provoca reflexão e empatia, destacando questões urgentes de justiça social e racial no Brasil.

Serviço

Evento de lançamento do livro “Ginga”
Data: 19/10 (sábado), das 17h às 20h
Livraria da Vila – Pátio Batel
Av. do Batel, 1868 – Loja 314

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima