Sesc PR exibe filme estrelado por Cássia Damasceno para celebrar o mês do cinema brasileiro

Além do longa-metragem curitibano "Solange", o CineSesc tem sessões gratuitas de “Narradores de Javé” (2003) e “Verônica” (2009)

Até 30 de junho o Sesc PR realiza sessões de cinema em 16 unidades, entre elas estão as da cidade de Curitiba e de São José dos Pinhais, em homenagem ao mês do cinema brasileiro. Na programação, estão os filmes “Narradores de Javé” (2003) e “Verônica” (2009), além do longa-metragem curitibano “Solange” (2023) – estrelado por Cássia Damasceno, com direção de Nathália Tereza e Tomás Osten, e que teve sua estreia na prestigiada Mostra de Cinema de Tiradentes.

Leia mais sobre “Solange”: Filme curitibano “Solange” na exibição competitiva da Mostra de Cinema de Tiradentes

Dia do Cinema Brasileiro

No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Nessa data, em 1898, o italiano Affonso Segretto foi responsável por capturar imagens pelo cinematógrafo pela primeira vez no Brasil. O cenário registrado no filme do vídeo é da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Programação com exibição do filme “Solange”

“Solange” (2003)

Solange é uma mulher que saiu da cidade onde morava há cinco anos e agora volta para recuperar suas coisas, espalhadas em caixas pelas casas de amigos, com os reencontros voltam memórias e surgem sentimentos contraditórios. A história é, em alguma proporção, também uma metáfora para frustrações pessoais e profissionais vividas em meio à pandemia de Covid-19. “O início de “Solange” foi uma troca de e-mails entre nós, pouco após o início da pandemia. Falávamos da saudade, do desejo de filmar e dos temores sobre o futuro”, contam os diretores que assinam o roteiro junto com a atriz principal. 

  • DIREÇÃO: Nathália Tereza e Tomás Osten;
  • PAÍS DE ORIGEM: Brasil;
  • DURAÇÃO: 60 min;
  • IDIOMA: Português;
  • GÊNERO: Ficção;
  • CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos.

Sessões: quarta-feira, 05/06, às 19h, e quinta-feira, 6/6, às 14h30, no Sesc Centro (Curitiba); terça-feira, 11/6, às 14h, no Sesc da Esquina (Curitiba); e quinta-feira, 20/6, às 19h30, no Sesc São José dos Pinhais.

“Narradores de Javé” (2003)

A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em “documento científico”. Decidem então escrever a história da cidade – mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o “autor” da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado.

  • DIREÇÃO: Eliane Caffé;
  • PAÍS DE ORIGEM: Brasil;
  • DURAÇÃO: 110 min;
  • IDIOMA: Português
  • GÊNERO: Drama.
  • CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.

Sessões: quarta-feira, 19/6, às 19h; quinta-feira, 20/6, às 14h30, no Sesc Centro (Curitiba); sexta-feira, 21/6, às 14h, no Sesc São José dos Pinhais.

“Verônica” (2009)

Após vinte anos dando aulas na rede municipal de ensino, Verônica não consegue mais nem se encantar com os alunos, como no início da profissão. Um dia, Verônica percebe que ninguém veio buscar Leandro, de oito anos, e decide levar o menino até sua casa, mas ao chegar na favela, descobre que traficantes mataram seus pais e estão atrás dele. Sem coragem de deixá-lo à própria sorte, Verônica foge com o menino, mas sente que, quanto mais foge, mais penetra num mundo próximo da sua realidade, mas distante do que deseja! No entanto, ao tentar superar sua resistência e ao tentar conquistar a confiança de Leandro, Verônica encontra uma nova maneira de viver.

  • DIREÇÃO: Maurício Farias;
  • PAÍS DE ORIGEM: Brasil;
  • DURAÇÃO: 90 min;
  • GÊNERO: Drama;
  • CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Sessões: terça-feira, 18/6, às 18h; no Sesc Centro (Curitiba).

Outras informações no site do Sesc PR.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima