Vem mais “Encrenca” por aí. E vai começar em Brasília

"Encrenca II", segundo número da revista de HQ independente com trabalhos de artistas negras, trans, mulheres cis e pessoas não-binárias, será lançada na feira Motim

Neste fim de semana (8 e 9 de junho), tem “Encrenca” lá em Brasília. Mas não é nada ruim, a história é a seguinte: a revista curitibana de HQ independente chamada “Encrenca” foi selecionada para participar da Motim – Feira Colaborativa de Arte Impressa, que acontece na capital do Brasil. Não deu outra, estão de malas prontas pegando a estrada para lançar o segundo número da publicação no evento que é um dos principais do gênero no país.

Para quem não conhece ou não lembra, a “Encrenca” começou ano passado, aqui em Curitiba. A iniciativa reuniu a vontade e o trabalho de 19 artistas mulheres e pessoas trans em uma revista com espaço para talentos que muitas vezes ficam à margem do universo dos quadrinhos. As menines juntaram a grana para imprimir a primeira tiragem promovendo festas e rifas. Deu certo, a edição foi lançada na Bienal de Quadrinhos de Curitiba de 2023.

A proposta daquele exemplar era que a história de cada autora puxasse o trabalho da próxima ao longo das páginas da revista. E no final, tudo puxou foi uma nova ideia: a “Encrenca II”. Quem ficou na organização do segundo número foram as artistas Tami Taketani, Ana Alice, Riot Sistah, Cami Friendpoke e Laura Mazzo.

“Encrenca II”

Segundo Tami, que também é fotógrafa e cinegrafista do Plural, o grupo assumiu a curadoria de uma nova proposta, agora nacional e que, novamente, foi paga na base da garra da equipe, com a venda do exemplar anterior e de camiseta com estampas assinadas pela artista DPaula.

O processo começou com a divulgação de um chamado para participação no Instagram, então receberam 143 inscrições de 19 estados diferentes. “Selecionamos e priorizamos artistas negras, trans, mulheres cis e pessoas não-binárias, também nos atentamos para dar espaço a quem nunca tinha sido publicado na “Encrenca” ou na vida; fomos olhando os traços e selecionando”, diz ela.

A linha criativa surgiu depois da curadoria dos talentos, conforme Tami explica. Foram selecionados temas, 18 pares antagônicos, com palavras contrárias, como doce e amargo, por exemplo. Cada participante recebeu uma palavra para se inspirar e teve direito a uma página, que ficou disposta ao lado da “oponente”. A proposta é que o leitor confira o efeito do experimentalismo – desprendido de técnicas ou narrativas – ao abrir cada página dupla.

O que reinou foi a liberdade da arte, dava para conversar com seu par oposto ou apostar na surpresa, na imprevisibilidade do processo. Apenas uma regra rígida devia ser seguida, conforme as orientações passadas às 37 autoras da “Encrenca II”: “A ideia é se divertir, experimentar, sair dos padrões e perder controle da narrativa, do jeitinho que a gente gosta!”

Confira a lista de artistas na nova “Encrenca”

Artemys, São Paulo/SP; Janaína Esmeraldo, Pernambuco/PE; Laura Christo, Manaus/AM; Groselha Atômica, São Paulo/SP; Piolho, Rio De Janeiro/RJ; Tristinhas, Rio De Janeiro/RJ; Marina Schenkel, Campinas/SP; Carleco, Mesquita/RJ; Teste, Curitiba/PR; Iaanks, Teresina/PI; Stéff Mbs, Brasília/DF; Giulianne Simizu, Curitiba/PR; Bárbara Marcolino, São Paulo-SP; Etc E Tal, Curitiba/PR, Amanda Hauane, Salvador/BA; Velha Cosmo, São Paulo/SP; Chorona, Vitória/ES; Amin, Natal/RN; Fer Bueno, Curitiba/PR; Gabriel Bulbo, São Leopoldo/RS; Lucí A Guerra, Curitiba/PR; Júlia Quaresma, Cabo Frio/RJ; Ká, São Paulo/SP; Ananaoviu, Campina Grande/PB; Karipola, Belém/PA; Kibo, Maringá/PR; Melzes, São Paulo/SP, Barbara Rodrigues, Curitiba/PR; Sofia Bonzi, São Paulo/SP; Lari Odarp, Curitiba/PR; Ana Thysa, Curitiba/PR; Ká, Curitiba/PR; Emi, Osasco/SP; Riot Sistah, Curitiba/PR; EA Damaia, Guarulhos/SP; Pincel Atômico, São Paulo/SP; Zeca Urubu, Campinas/SP.

Leia também: Desenhistas promovem festa para financiar  “Encrenca”

Lançamento da HQ “Encrenca II”

Dias 8 e 9 de junho, sábado e domingo, das 11h às 20h, na Motim – Feira Colaborativa de Arte Impressa, na Galeria dos Estados, Asa Sul, Brasília-DF. Tiragem de 500 exemplares. Preço de capa, R$ 40. Após o lançamento, “Encrenca II” poderá ser comprada diretamente com as artistas autoras ou em lojas especializadas em quadrinhos.

Outras informações no Instagram da revista.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima