Wonka exibe filme ‘Palmas para mim’ da cineasta Luciana Ceccatto Farah

Exibição do documentário acontece nesta quarta-feira (02) às 21h com entrada gratuita

Nesta quarta-feira (02), o Wonka Bar exibe o filme ‘Palmas para mim’ da cineasta brasileira Luciana Ceccatto Farah. A exibição está marcada para às 21h e, após a sessão, o evento terá uma roda de conversa com o jornalista Luís Lomba.

O longa ‘Palmas para mim’ é uma produção associada do Brasil, Catar, Uganda e Reino Unido. O filme se passa em um cenário de pós-guerra civil (uma rotina recorrente em países da África), onde 75% da população de Uganda tem menos de 30 anos e cresceu sob um silêncio opressor. Os jovens do país buscam se reinventar através da poesia para se fazerem ouvir em um país de tradição ancestral, onde os mais jovens não devem falar antes dos mais velhos.

O documentário acompanha uma montanha-russa poética e narra a juventude ugandense reivindicando seu direito à voz ao trazer tradições de fogueiras de vilarejos para um ambiente urbano. Um desses jovens ativistas pela liberdade de expressão é Ugly Emcee, um assistente social que também é neto do falecido ditador Idi Amin Dada. Através de uma camada meta-desestabilizadora, esses retratos individuais ecléticos se combinam para formar uma visão de um país tentando se desvencilhar de seu passado e construir uma realidade mais democrática, apesar das forças conservadoras que se agarram ao poder.

Leia também: Telúrica – Festival Feito por Palhaças está com inscrições abertas

O filme foi filmado na África pela cineasta curitibana Luciana Ceccatto Farah, que mora no Catar. Além da direção, Farah assina o roteiro e a produção do documentário. O documentário ‘Somebody Clap for Me’, que no Brasil ganhou o nome de ‘Palmas para mim’, foi exibido em mais de 30 festivais em todo o mundo e ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Pan-Africano de Cannes e no Festival Internacional de Cinema de Camarões em 2018.

No Quênia, a cineasta projeta experiências para laboratórios e retiros, e é consultora de Pesquisa e Desenvolvimento para novos projetos e programas.Além disso, ela atua como consultora de programação da Derjan, onde orienta jovens cineastas no Iêmen e escreve histórias de marcas para a The Creative Union.

Serviço 

Exibição do documentário  ‘Palmas para mim’
02 de outubro (quarta-feira), às 21h
Wonka Bar – Rua Trajano Reis, 326, perto do centro de Curitiba
Entrada gratuita

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima