Fique esperto: o cartão por aproximação é seguro?

Claudia Silvano, diretora do Procon-Pr explica formas de evitar transtornos ao usar o cartão por aproximação

A tecnologia de pagamento por aproximação se tornou bastante utilizada e agilizou o processo de pagamento via cartão. Basta encostar o cartão ou celular na máquina para o pagamento ser efetuado, sem necessidade de digitar a senha. No entanto, apesar da praticidade essa tecnologia vem acompanhada de alguns perigos.

O mecanismo de aproximação dos cartões funciona utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação entre dois dispositivos próximos. Essa mesma tecnologia pode ser utilizada por criminosos que se aproveitam disso para realizar transações por aproximação em locais movimentados.

Leia também: Fique esperto: como se prevenir do golpe da mão fantasma?

A diretora do Procon-Pr, Claudia Silvano, explica que para evitar prejuízos é possível desabilitar a função nos aplicativos de banco.. “É possível parametrizar o seu aplicativo. ‘Só quero que passe valores menores que R$30’. Esse valor você que escolhe. Essa função também pode ser desabilitada pelo banco”, diz. 

Além disso, Silvano alerta que mesmo dentro da bolsa é possível que a aproximação funcione. “Eu fui em um estabelecimento, estava com minha bolsa, dentro da minha bolsa estava a minha carteira e o cartão dentro da carteira. Encostei a bolsa na maquineta e a compra foi autorizada(…). Por isso é preciso tomar cuidado com lugares que tenham muita aglomeração”, diz. 

Confira mais detalhes: 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima