Augusto Akio, bronze em Paris, começou com manobras nas pistas de Curitiba; veja vídeos

Curitibano que levou bronze na modalidade Park em Paris começou a andar de skate aos sete anos

Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris na modalidade Park, Augusto Akio, conhecido como Japinha, começou a treinar nas pistas de rua de Curitiba. Japinha foi um dos três brasileiros a passar para a modalidade e na última volta conseguiu uma nota altíssima que o jogou da sexta para a a terceira posição, garantindo uma medalha para o país.

Nascido em 2000, o skatista contou à jornalista Cecília Zarpelon, do Plural, que se apaixonou pelo esporte assistindo a uma transmissão pela tevê quando tinha sete anos de idade. Em seguida, ganhou seu primeiro skate e começou a brincar pela cidade. A declaração ao Plural foi feita em uma série de reportagens que Cecília produziu sobre as origens do skate em Curitiba.

Na série de reportagens, o Plural publicou os skatistas fazendo manobras nas pistas da cidade, e Augusto Akio cedeu dois vídeos. Na época, em 2021, ele ainda não se considerava profissional e disputava etapas do Circuito Amador. Foi naquele ano que o Comitê Olímpico Internacional estreou o skate como modalidade olímpica, em Tóquio.

Em 2021, Rayssa Leal foi medalhista no skate, na modalidade street, e no masculino a única medalha veio de Pedro Barros. Prata em Tóquio, Rayssa foi bronze novamente em Paris, e dessa vez com a companhia do curitibano Akio.

Assista aos vídeos

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima