Paraná ganha de 3×0 no Couto e volta à primeira divisão do paranaense

Com vitória, Paraná Clube garante vaga na final da Série B e volta à elite do futebol paranaense

A saga paranista na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense terminou neste domingo (14) com uma imensa festa da torcida. O placar de 3×0 contra o Patriotas na segunda partida da semifinal garantiu a volta do clube à primeira divisão do estadual, naquele que pode ser o primeiro passo para a reconstrução do Paraná Clube. A partir do ano que vem, o Paraná pode voltar a sonhar com uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D, o que lhe daria de volta um calendário completo e asseguraria o retorno ao cenário nacional.

O jogo no Couto Pereira não foi fácil. O Paraná só abriu o placar no fim do primeiro tempo com um gol de cabeça de Lucão após o escanteio. Embora o time ainda estivesse numa posição frágil – qualquer gol do adversário poderia forçar a ida para os pênaltis – o gol foi importante para abrir a defesa do Patriotas, que havia arrancado um empate no primeiro jogo das semifinais e entrou na partida de volta nitidamente com o intuito de se defender.

Na segunda metade da partida, porém, o técnico Tcheco tirou do banco o jogador que se transformou no símbolo da caminhada paranista na segunda divisão do estadual. Liliu, que no ano passado foi o artilheiro do clube e que, após a derrota que impediu a volta do Paraná à divisão de elite já no ano passado prometeu chorando que ia conseguir a classificação em 2024, entrou no lugar de Messias. Logo em sua primeira participação, aos 21 do segundo tempo, meteu um chute de fora da área e acertou perto do ângulo.

Com dois gols de vantagem no placar, o Paraná deixou a timidez de lado e partiu para cima. Liliu botou uma bola na trave pouco depois e, aos 35, conseguiu seu segundo gol na partida. Bem posicionado num escanteio, fez o terceiro do Paraná na partida. Faltando apenas dez minutos e com três gols de vantagem, o torcedor já começou a comemoração: mais de 25 mil pessoas estiveram presentes no Couto Pereira.

Agora, o Paraná fará a final da Divisão de Acesso contra o Rio Branco, de Paranaguá. No entanto, o mais importante no campeonato não era o título, e sim a vaga para a Série A do Paranaense. No ano que vem, o time precisa ficar entre os três melhores da divisão de elite, descontados os que já têm vaga em alguma divisão do Brasileiro, para conseguir uma vaga na série C. Hoje, dos times paranaenses, apenas o Athletico está na Série A; na Série B jogam Coritiba e Operário; na C, joga o Londrina; na D, em 2024, estão Maringá, Cascavel e Cianorte.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima