Paraná tem 20 paratletas representando Brasil em Paris

Paralimpíadas começam nesta semana e delegação paranaense tem atletas com chance de medalhas

O Paraná tem 20 paratletas que representarão o Brasil nas Paralimpíadas de Paris. A competição começa dia 28 e todos os participantes do Estado são beneficiários do Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

Ao todo, 97% dos convocados são beneficiários do programa, que investiu mais de R$ 57 milhões m 2023.

Destaques

No atletismo o destaque é o velocista Vinicius Rodrigues, um dos principais nomes do esporte paralímpico brasileiro, e esperança de medalha. Ele já conquistou prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, além de deter o recorde mundial dos 100 metros rasos da classe T63.

Vinicius sofreu um acidente de moto aos 19 anos, em Maringá, e precisou amputar a perna esquerda acima do joelho. No terceiro dia de internação, recebeu a visita da corredora Terezinha Guilhermina, que o incentivou a dar início ao esporte. Reabilitou-se em três meses e, no mês seguinte, começou a correr. Ele é beneficiário da Bolsa Pódio.

Banho esporádico e alimentos no chão: MP denuncia Casa para pessoas com deficiência em Curitiba

Beatriz Carneiro teve deficiência intelectual diagnosticada aos seis anos. Ela começou a nadar por hobby e, aos 12 anos, começou a competir. Medalhista olímpica – ela levou o bronze nos 100m peito SB14 em Tóquio 2020 –, a atleta está entre os cinco nadadores do Paraná que vão aos Jogos Paralímpicos. A irmã dela, Débora Carneiro, nasceu com deficiência intelectual grau moderado, e também vai competir em Paris, na mesma classe que a irmã. Ambas recebem o Bolsa Atleta na categoria Pódio.

Mais atletas

Dentro da categoria Pódio, ainda integram a equipe paranaense Aline Rocha, Lorena Spoladore e Alessandro de Souza, do atletismo; Vitória Caroline Ribeiro, da natação; Vitor Tavares, do badminton; Jady Malavazzi, do ciclismo; Igor Alex Tofalini e Mari Santilli; da canoagem; e Ronan Cordeiro, do triatlo.

Completam a lista de bolsistas Carminha de Oliveira, da esgrima, Tiago da Silva, do futebol de 5, e Alex Pereira Witkovski, do vôlei sentado, na categoria Paralímpica; Miquéias Rodrigues, da canoagem, na categoria Internacional; e Alan Basílio, da natação, Juliana Ferreira da Silva, do tiro com arco, e Anderson dos Santos, do vôlei sentado, na categoria nacional.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima