Servidora pública vai a Paris disputar jogos paralímpicos

Mari Santilli é paratleta e vai disputar a medalha olímpica na canoagem nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024

Entre os 124 atletas brasileiros que vão disputar os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024, está a curitibana Mari Santilli, 46 anos. Mari é servidora pública e já recebeu o aval da prefeitura para ir buscar a tão sonhada medalha olímpica na canoagem. 

Com treinos regulares, a atleta pode ser vista de segunda a sexta-feira em uma embarcação verde de aproximadamente 15 quilos e 7,2 metros remando pelo lago do Parque Náutico de Curitiba.

Disciplinada, Mari concilia a rotina de atleta com a de professora de natação e musculação no Clube da Gente do Tatuquara. “Não é uma rotina fácil ter o trabalho com o esporte. Então tento adequar meu trabalho com o treino. Tenho uma rotina bem regrada. Durmo bem, como bem e evito os excessos”, diz.

Leia também: Sabe quem irá pagar pelos ônibus elétricos do transporte coletivo? Você

Atleta da canoagem desde 2014, em 2015 a servidora foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Desde lá, Mari já disputou duas edições de Jogos Paralímpicos, uma durante a Rio 2016 e a outra durante os Jogos de Tóquio em 2021. “Os objetivos vão mudando. Na Rio 2016 foi só participação. Fazia apenas dois anos que eu treinava, tinha pouco conhecimento e experiência. Em Tóquio fui pra final e eu queria estar naquela final. Agora medalhei dois anos consecutivos no Mundial e para Paris, quem sabe não trago uma medalha, né?”, conta Mari.

Além das disputas olimpíadas, Mari, já foi campeã brasileira de paracanoagem, nas categorias KL3, de 2014 a 2018, e campeã pan-americana de 2017 a 2019. Durante sua classificação para olimpíadas, Mari conquistou o bronze no VL3 200 m – mesma prova que vai disputar nos jogos. Com pouco mais de 59s, Mari ficou atrás apenas da atleta britânica Hope Gordon, campeã, e da canadense, Erica Scarff. “Vamos enfrentar todo mundo, que venham as britânicas, canadenses e paquistanesas”.

Bem humorada, a curitibana tem boas expectativas para o Brasil na disputa desses jogos. “ A torcida pode acreditar que a paracanoagem vai trazer bons resultados. A gente está com uma equipe ótima e bem forte. Estaremos nas finais e com certeza vamos trazer várias medalhas”.

Apesar das boas expectativas, Mari acredita que essa possa ser sua última vez disputando os jogos, como a própria diz o esporte está rejuvenescendo, é claro que a atleta não cogita abandonar o esporte e vislumbra um futuro como treinadora ou até mesmo técnica da seleção.

Atletas curitibanos

Além de Mari vão representar Curitiba nas Olimpíadas de Paris, Isabela Antonietto de Abreu, no pentatlo moderno, Julia Soares e Carolyne Pedro, na ginástica artística; Bárbara Domingos, na ginástica rítmica; Natasha Ferreira, no judô; Luigi Cini, no skate; e Rafaela Zanellato, no rugby.

Além dos atletas, as técnicas Ryna Iashenko, da ginástica artística, e Márcia Naves, na ginástica rítmica, e os técnicos Adailton dos Santos Gonçalves, no boxe, e Claudiomiro Segatto, do tênis de mesa, compõe o seleto time de treinadores do Brasil.

Nos jogos paralímpicos os atletas Ronan Cordeiro, no paratriathlon; Rogério Junior Xavier de Oliveira e Vitor Gonçalves Tavares, no parabadminton; Adriana Gomes de Azevedo, Mari Santilli e Miquéias Elias Rodrigues, na canoagem; Carminha Celestina de Oliveira, na esgrima CR; Cássio Reis, Jeferson Gonçalves e Tiago da Silva, no futebol de cegos; e Anderson Rodrigues dos Santos e Edwarda de Oliveira Dias, no voleibol sentado, representam a capital do Paraná. 

Já os treinadores paralímpicos são Italo Hauer, parabadminton; Josinaldo Costa Sousa, no futebol de cegos; Rodrigo Ferla, no parataekwondo; Claudionor Segatto, no tênis de mesa; e James Walter Lowry, no tiro esportivo.

Paris 2024

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 está marcada para esta sexta-feira (26), a partir das 14h30 (horário de Brasília), mas as primeiras competições olímpicas se iniciaram na última quarta, com jogos do futebol e do rugby.

Já os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam no dia 28 de agosto e vão até 8 de setembro, data prevista para as provas de paracanoagem.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima