Vinícola próxima de Curitiba aposta no enoturismo para potencializar negócio

A 30 km de Curitiba, a Vinícola Legado produz espumantes, vinhos e suco de uva e cria a experiência das vinícolas europeias ao lado Curitiba

Há 30 quilômetros de Curitiba, em Campo Largo, a Vinícola Legado produz espumantes, vinhos e suco de uva, e é um dos principais destinos de enoturismo no Paraná. O local tem sido destino de turista de várias regiões do país e comercializa mais de 5 mil garrafas ao ano.

Heloise Merolli, proprietária da vinícola, começou a produção de vinhos em 1998, com a plantação de 200 mudas de Cabernet-Sauvignon. À época, o trabalho era feito aos fins de semana, como um passatempo. Foi em 2006, após três anos afastada da propriedade devido ao falecimento do marido, que Merolli assumiu a liderança do negócio.

No início o objetivo era sanar dívidas, reestruturar finanças e reduzir custos. Com isso feito, era hora de criar raízes e começar a produção de vinhos. “Fiz uma consultoria com uma empresa do Rio Grande do Sul para implementar técnicas de cultivo mais atuais e adequadas para o clima do Paraná”. As primeiras elaborações resultaram na produção do espumante Flair, o primeiro produto elaborado pela vinícola.

Entre 2010 e 2014, Merolli migrou integralmente para o enoturismo. A propriedade, que antes também trabalhava com suínos e gado leiteiro, passou a dedicar-se exclusivamente à produção de vinhos. Na época, o vinho da marca Sfizio, hoje premiado, ao lado da marca Sapienza, inauguraram a loja da vinícola, que também passou a receber visitantes.

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Inicialmente, a produção era de cerca de 1.500 garrafas por ano, mas hoje a vinícola produz aproximadamente 11 mil garrafas anualmente. “No início a vinícola era mantida por amigos e familiares que ajudavam inclusive na colheita. Hoje temos sete funcionários efetivos, mas ao longo do ano temos outros funcionários sazonais, chegando até dez ou 12 pessoas atuando na vinícola”, conta Merolli.

Com 3,8 hectares de uvas viníferas, a vinícola atualmente planta, além da uva Cabernet Sauvignon, outras quatro variedades: Merlot, Pinot Noir, Fiano di Avelino e Viognier. A produção de vinhos da Vinícola Legado utiliza exclusivamente as uvas cultivadas na propriedade, garantindo que todo o processo, desde o cultivo até a vinificação é feito na Região Metropolitana de Curitiba. As garrafas custam entre R$ 95 e R$ 314 sendo vendidas pelo e-commerce da Legado e em 18 restaurantes e cafés de Curitiba.

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Negócios

Com vendas de 5 mil garrafas ao ano e com seis vinhos premiados em concursos nacionais e internacionais. Além da produção e venda de vinhos, a vinícola também realiza tours guiados pelos vinhedos, promove degustações e festas da colheita, realiza eventos e possui um restaurante próprio que funciona aos fins de semana com pratos assinados pelo chef Dudu Sperandio.

Apesar disso, a vinícola ainda não atingiu seu potencial máximo. Merolli menciona que um investimento adicional poderia acelerar os processos de melhoria. “Não é um negócio que me dá um lucro que me permite reinvestir como eu gostaria. Não fecho as portas para a entrada de uma empresa de investimentos ou para um parceiro de negócio”, diz.

Enquanto isso, a empresa une o faturamento da venda dos vinhos com o enoturismo. “Hoje em dia, meu modelo de negócio é meio a meio. Minha fonte de renda vem tanto da venda final das garrafas quanto da promoção de experiências na vinícola. Acho que é preciso abrir as portas em todos os sentidos”, conta Merolli.

Para conhecer a vinícola é preciso agendar a visita pelo WhatsApp ou pelas redes sociais da empresa. A programação muda a cada fim de semana e além de conhecer o vinhedo e degustar vinhos é possível aproveitar o dia na propriedade da vinícola.

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