A compra de um trailer ou motorhome é um sonho que só aumentou durante a pandemia. Segundo a Anfatre (Associação Nacional. deTrailers, Reboques e engates), o Brasil atingiu em outubro de 2021 a marca de novos licenciamentos de veículos do gênero (o que inclui além de veículos turísticos, carros comerciais e serviços e carretas para carga viva) alcançada durante todo ano de 2020.
Mas não é um objetivo alcançável para muitos. Na Estrella Mobil, fabricante de motorhomes de São Paulo, o novo modelo da marca, montado sobre um veículo Mercedes Sprinter, custa em torno de R$ 460 mil. Isso sem o veiculo, que custa outros R$ 200 mil.
Mas um grupo de empresas estão investindo no desenvolvimento de trailers pequenos, de baixo peso e valores bem menores. Os modelos, cujo preço começa em R$ 21 mil, têm a vantagem de poderem ser rebocados por carros menos potentes, alguns inclusive por veículos com motorização 1.0.
A má notícia é que quem quiser usar seu mini trailer ainda nestas férias vai ter dificuldades. As três fabricantes ouvidas pelo Plural informaram que o tempo entre a encomenda e a entrega do veículo está em dois a três meses. As empresas estão registrando aumento na procura nos últimos meses. Na Scorpion, o faturamento aumentou em 10 vezes. Já a Sun foi de 3 para 9 trailers entregues por mês.
Nesse mercado tem produto de todo tipo, de design tradicional, ao que parece uma versão útil dos Transformers. Entre os peso-pena está o Jornada II Plus, da Scorpion Trailers, com 450 quilos. O fabricante garante que o trailer, que tem uma cozinha e uma área habitável para até 3 adultos, pode ser rebocado por alguns veículos 1.0. O modelo básico da empresa custa a partir de R$ 44,5 mil e o completo R$ 66 mil.
Outra opção, da Sun Trailers, tem design mais modernos com área habitável para até quatro pessoas e cozinha externa. A empresa adiantou na Expomotorhome uma nova versão do produto com teto pop-up e banheiro interno que terá preço final de R$ 84,9 mil. Segundo a empresa, o modelo pode ser rebocado com carros com motorização a partir de 1.6.
Mas se a ideia é investir no formato transformer, o modelo da Xispar é o que mais chama a atenção. Pequeno, o trailer se abre em ambos os lados, revelando um quarto de casal e uma varanda que pode ser transformada em segundo quarto. O corpo interno tem uma cozinha, armários e um banheiro completo. O modelo básico começa em R$ 82 mil e pode chegar a R$ 105 mil, numa opção que inclui uma rampa traseira para permitir o uso da área interna para transportar motos.
Outros custos
Além do trailer em si, quem estiver interessado em comprar um mini tem que prever outros custos. O principal é a instalação do engate, que inclui verificar se o fabricante do automóvel autoriza a implantação. O custo de um engate instalado custa a partir de R$ 400.
Outro gasto é com itens para melhorar a experiência de camping, como a inclusão de painéis solares e bateria, o que aumenta o tempo que o campista pode ficar “offgrid”, ou seja, sem precisar de energia e água externos. As placas e sistema de bateria são ofertados por alguns fabricantes como opcionais. Por fim, há custos para aumentar a dirigibilidade e segurança.
Ótima matéria. Pena que no Brasil a pouquíssima estrutura e espaço pra quem gosta de viajar com trailer. Os governos estaduais não tem conhecimento dessa necessidade em proporcionar espaço e segurança para os aventureiros.
Oi Edmilson, concordo. Os cidadãos precisam ter o direito de usufruir dos espaços públicos, seja com trailer, seja com barraca. Abraço querido
Excelente materia. Clara e concisa!
Boa tarde amigos , me chamo Alessandro, eu e minha esposa estamos pensando em começar no campismo e gostaria de saber sobre preços de mini trailer e se ha possibilidades de financiamento , gostaria de saber se vcs tem loja no estado de sp, grato.
Boa noite gostaria de saber preço e modelo de Mine trailer pra um casal e duas crianças blz
Me liga 31996170703
Muito boa matéria. Até agora nao havia encontrado nada sobre o assunto. Me ajudou a decidir sobre compra. Obrigado
Sou um gde admirador desse segmento. Estou planejando minha vida assim q me aposentar. Só + 1 ano. Não seria interessante vcs pesquisarem os locais ideais p/ esse tipo de camping, em alguns
Estados a partir de SP? Infra estrutura, preços, acesso etc…? Creio q os “futuro” campistas nessa modalidade se animariam +. Ótimo trabalho Rosiane. Obrigado. Estamos torcendo por você.
Oi Célio, estou começando a acampar agora. Vamos publicando aqui sempre que possível. Obrigada pela audiência.
Rosiane
Sou um gde admirador desse segmento. Estou planejando minha vida assim q me aposentar. Só + 1 ano. Não seria interessante vcs pesquisarem os locais ideais p/ esse tipo de camping, em alguns
Estados a partir de SP? Infra estrutura, preços, acesso etc…? Creio q os “futuro” campistas dessa modalidade se animaram +. Ótimo trabalho Rosiane. Obrigado. Estamos torcendo por você.
Informações úteis, pena que nos dias atuais, com aumento da violência, nem todo mundo se arrisca. Mas parabéns pela matéria.
Me imprecionou!
Excelentes
Olá, muito interessante, o xispar é top
Pode me informar sobre esse é um modelo abaixo desse?
Tenho uma s10 2.5 4×4 pra rebocar.
Sobre a CNH pode ser a B?
Oi Fabiano, conversei com o pessoal da Xispar quando escrevi esta matéria, e pelo que entendi, o modelo é o mesmo, mas você pode acrescentar ou retirar itens, como por exemplo a abertura lateral. Teria que entrar com eles para verificar o peso, mas a princípio você não precisa mudar a categoria de habilitação porque esses mini-trailers não passam do peso estabelecido na legislação. O mesmo vale para o carro. Não é para você ter dificuldade com sua S10. Só é preciso verificar no manual do carro qual a recomendação de peso para reboque com e sem freio. A matéria tem um link para a empresa, ok?
Obrigada pela audiência.
Rosiane
Gostaria que vc me façam com tato.
Oi Ricardo, há links dos contatos na matéria. Não garanto que as empresas vejam seu comentário aqui. O melhor é entrar em contato direto.
Já tive um. No Brasil, não compensa, por questões de preço, pouco uso, campings de baixa qualidade e segurança. Vale mais ir para hotéis ou pousadas. Os bons campings alugam cabanas confortáveis. Quando vou à Europa, alugo por cerca de 90 euros na baixa temporada. Compensa, pois as diárias dos hotéis são altas e cabem 4 pessoas nos motorhomes po menos de 25 euros por pessoa.
Gostei do post. Bem explicativo.. Até entao eu via alguns conselhos em outros sites explicativos tambem assim como – https://www.tripmotorhome.com/
Faltou orientar que o Manual do veículo que vai dizer SE pode rebocar , e daí vai informar o peso máximo admissível para rebocar , se tem freio próprio ou não. Isso evita problemas sérios com a PRF e outros órgãos. Deveria ser corrigido essa informação ao consumidor. ??
Muito Legal, gostei, meus parabéns.
Gostei muito desses medelos, mais não é fácil conseguir o dinheiro para pagar a vista.