Fique esperto: como se prevenir do golpe da mão fantasma?

Claudia Silvano, diretora do Procon no Paraná, explica como funciona o golpe da mão fantasma e como evitá-lo

Todo mundo conhece alguém ou até mesmo já passou pela situação de receber uma mensagem ou uma ligação do banco dizendo que houve uma movimentação suspeita ou incomum na conta. Durante a conversa, o suposto funcionário do banco pede que a vítima acesse um link.

O golpe começa após o usuário clicar no link enviado supostamente pelo banco. Após o clique, uma mão invisível assume o controle do aparelho – celular, tablet ou computador – e começa a acessar dados bancários ou pessoais. É justamente por isso que o golpe é chamado de “mão fantasma”.

Leia também: Fique esperto: como evitar cair em golpes em sites falsos

A diretora do Procon-Pr, Claudia Silvano, alerta que, mesmo diante da curiosidade, não devemos clicar em links suspeitos. “Quando você clica, você está de alguma forma permitindo, abrindo uma porta para que o golpista invada seu telefone ou computador”, diz.

Silvano ainda alerta que, em casos como este, a melhor saída é procurar os canais de contato oficiais dos bancos ou até mesmo ir à agência bancária para evitar cair no golpe. 

Confira mais detalhes:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima