Branco, homem e casado: veja o perfil de quem concorre ao cargo de vereador em Curitiba

Dados da Justiça Eleitoral apontam ainda que 50% das pessoas que disputam uma vaga na Câmara têm Ensino Superior completo

Curitiba tem 738 candidatas e candidatos às vagas na Câmara Municipal para as eleições deste ano. Deste total, 67% é homem, 50% com Ensino Superior completo, 52% é casado e mais de 68% é branco, conforme dados dos registros de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os partidos com mais candidaturas nas eleições 2024, incluindo os cargos do Executivo, são Solidariedade, PMB, PP e União Brasil, com 41 candidatos cada. O partido que tem menos candidaturas é o PSTU, com apenas duas.

A concorrência para as 38 vagas à Câmara Municipal de Curitiba é de 19,42.

Estatísticas

A maioria das pessoas que está concorrendo a uma vaga na Câmara tem entre 50 e 54 anos.

De todas as pessoas que disputam eleições para vereador em Curitiba, 508 se declaram brancas. Treze de declaram amarelas, quatro indígenas, 120 pardas e 76 pretas. Dezessete candidatos não declararam sua cor.

Eduardo Pimentel terá quase metade do tempo de tevê em Curitiba

No que tange à identidade de gênero 86% de autodeclarou cisgênero e 14% preferiu não informar. Pelo cruzamento de dados, todavia, sabe-se que uma candidatura, a de Marcia Santos, do PDT, está registrada com nome social.

Sobre a sexualidade, mais de 94% dos candidatos é heterossexual. Os dados apontam ainda cinco concorrentes bissexuais, três concorrentes lésbicas, cinco concorrentes gays e um pansexual.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima