Desiree sobre Sergio Moro: “A velha política com uma cara nova”

Candidata do PDT ao Senado critica adversários da direita em evento no Rua Pagu

Qual é a diferença entre Alvaro Dias e Sergio Moro? “Nenhuma. Moro representa a mesma velha política só com uma cara aparentemente nova”, afirmou Desiree Salgado (PDT), candidata ao Senado no Paraná depois do debate organizado nessa quinta-feira (22) no bar Rua Pagu. O evento reuniu 11 candidatas paranaenses para diferentes cargos do poder legislativo de vários partidos políticos, que discutiram sobre os principais temas dessa campanha eleitoral.

Durante a mini-sabatina Desiree Salgado fez alguma referências ao debate que aconteceu no último sábado (17) na Band Paraná entre os candidatos ao Senado. “É a minha primeira campanha eleitoral e tive o meu primeiro debate a semana passada. Foi tenso mas intenso”, revelou Desiree.

O debate na televisão, aliás, caracterizou-se pelos inúmeros ataques dos diversos candidatos contra Sergio Moro, ex-juiz da operação Lava Jato e hoje candidato da União Brasil. Entre as críticas mais contundentes destacou-se a de Desiree Salgado, que definiu Moro como “um ex-juiz, ex-ministro, ex-candidato a presidente, quase ex-eleitor do Paraná” e o acusou de incoerência tanto por mudar de partido quanto por tentar transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo. “O senhor não tem só o seu processo penal, o senhor também tem a sua própria visão da história, em uma leitura seletiva da corrupção”, disse Desiree durante o debate na Band.

Quase uma semana depois, a candidata do PDT voltou a falar da atitude que o ex-juiz da operação Lava Jato teve durante o debate: “Não existe uma verdadeira vontade de informar o povo paranaense sobre as verdadeiras intenções por trás da sua candidatura. A maneira como ele respondeu as questões sobre a inconsistência do seu comportamento mostram como ele tem uma visão muito boa de si mesmo e muito equivocada em relação à política”. A essência da política, segundo Desiree, é a discussão entre diferentes ideias e não a existência de uma única verdade possível. “Me parece que é importante refletir o que queremos de uma representação no Senado. Certamente não é alguém que acha que está acima de qualquer discussão e principalmente acima da lei”, afirmou a candidata do PDT.

Como ela repetiu durante o encontro na Rua Pagu, votar em Sergio Moro “não é uma opção para as pessoas que estão aqui”. Por outro lado, exatamente como havia acontecido com a Band, Desiree atacou Alvaro Dias (Podemos), o candidato que de acordo com as ultimas pesquisas estaria na frente na disputa com o ex-juiz da Lava Jato: “O Senado não é uma casa de repouso. Não podemos manter uma pessoa por 40 anos no Senado, sendo omissa, sem assinando a CPI do MEC, não fazendo nada na CPI da Covid e não tratando o Paraná com o respeito que merece”. Uma referência ao fato de Alvaro Dias ser senador do Paraná desde 1999 e ocupar cargo público desde 1969.

Diferentemente de outros estados brasileiros, os progressistas estão obtendo resultados bastante modestos no Paraná. Um fenômeno que, como disse Desiree, se deve ao fenômeno de vote splitting. Ou seja: o fato de haver muitos candidatos com ideias semelhantes em um Estado pode beneficiar aqueles que apoiam pautas completamente diferentes: “Então é muito mais relacionado ao conhecimento de um nome ou uma questão de costura de opção política do que um voto que seja ideológico”, disse a candidata ao Senado.

Nesse sentido, a presençaa de Lula nessa eleição pode explicar porque as pesquisas atribuem a Ciro Gomes apenas 7% de intenções de voto, reduzindo a possibilidade do pedetista de chegar ao segundo turno. Em caso de uma provável escolha entre Lula e Bolsonaro, Desiree Salgado tem ideias claras sobre quem vai apoiar: “Vou votar no campo progressista”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima