Dia das Crianças: curitibinhas dizem o que esperam do próximo prefeito ou prefeita

Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) disputam o segundo turno das eleições

No próximo dia 27 de outubro Curitiba descobrirá quem será a pessoa que vai administrar a cidade nos próximos quatro anos. Quem não vota, mas tem opinião sobre o que deseja para o município são as crianças – que por ocasião do Dia 12 de Outubro foram entrevistadas pelo Plural.

Disputam o segundo turno os candidatos Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD), que foram perguntados pelas crianças sobre dois temas: regularização fundiária e o corte de árvores na Arthur Bernardes (assista abaixo ao vídeo).

Em seu plano de governo a candidata Cristina Graeml usa a palavra infância cinco vezes. As palavras criança ou crianças aparecem 17 vezes. A palavra adolescente e a palavra adolescentes aparecem uma vez cada. As palavras escola, escolar e escolares estão escritas 42 vezes. A palavra infantil aparece duas vezes. A palavra educação aparece 65 vezes, mas nem todas as menções têm relação direta com as crianças e adolescentes. As palavras CMEI ou CMEIs são citadas 5 vezes.

Já no Plano de Governo de Eduardo Pimentel, a palavra infância não aparece. As palavra criança ou crianças aparecem quatro vezes. A palavra adolescente é escrita uma vez. A palavra escola ou escolar aparece 30 vezes. A palavra infantil aparece nove vezes. A palavra educação aparece 28 vezes, mas nem todas as menções têm relação direta com crianças e adolescentes. As palavras CMEI ou CMEIs são citadas 5 vezes.

O que querem as crianças?

Para além das palavras citadas em seus planos de governo, as crianças ouvidas pelo Plural querem “um olhar mais humano”, “uma casa para quem está na rua” e “arrumar os parquinhos”, além de outras.

Exposição às telas aumenta casos de miopia entre as crianças, afirma IOC

Uma das crianças perguntou diretamente ao candidato Eduardo Pimentel sobre o corte de árvores na av. Arthur Bernardes, que removerá 300 árvores para as obras do novo Inter 2. Procurado pela reportagem, o candidato respondeu à questão. Leia a íntegra:

Oi, Felipe! Muito obrigado pela sua pergunta. Eu entendo a sua preocupação com as árvores, e quero te garantir que a Avenida Arthur Bernardes vai continuar sendo um corredor verde.

O projeto do Novo Inter 2 está sendo feito de maneira cuidadosa, com o mínimo possível de impacto nas árvores. Algumas que precisam ser retiradas serão replantadas em outros locais, e estamos plantando o dobro de novas árvores para cada uma que for retirada.

Além disso, o projeto tem como objetivo melhorar o transporte público e ajudar no combate às mudanças climáticas. Com os novos ônibus elétricos que vão circular por lá, teremos menos poluição, o que também ajuda a proteger a natureza e melhorar a qualidade do ar. Tudo isso faz parte de um plano maior para garantir que Curitiba continue evoluindo de forma sustentável, sempre cuidando do meio ambiente.

Já a candidata Cristina Graeml foi perguntada sobre a regularização fundiária de pessoas que vivem em área de ocupação, e embora tenha sido procurada pelo Plural, não respondeu à criança.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima