Para escapar de inelegibilidade, Pimentel e Fachinello farão tour europeu

Se assumir a prefeitura a partir de agora, Pimentel perde o direito a concorrer a reeleição caso se eleja prefeito

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Fachinello, farão uma viagem de nove dias com comitiva para Barcelona, Milão e Paris a partir do próximo dia 30 de maio. A viagem tem o objetivo oficial de “expandir iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável, aliados a políticas de inovação e qualidade de vida”. Mas também ajuda ambos a evitar de assumir a prefeitura da capital e, assim, acabarem inelegíveis no pleito municipal deste ano.

Além de Pimentel e Fachinello, vão fazer o tour europeu bancado com recursos públicos o segundo-vice da Câmara, Mauro Ignácio, e o vereador Tito Zeglin. A comitiva também inclui a servidora do IPPUC, Liana Valicelli.

A viagem irá passar pela Espanha, Itália e França com a justificativa de que o grupo irá fazer visitas técnicas a “soluções urbanas inovadoras”. O grupo desembarca em Barcelona na véspera do fim de semana.

No mesmo período, o prefeito Rafael Greca estará em viagem para Buenos Aires, na Argentina, para acompanhar a Camerata de Curitiba em apresentações na cidade. Com a ausência do prefeito, do vice e do presidente da Câmara assume a prefeitura o vereador Herivelto Oliveira.

A legislação eleitoral estipula que atuais ocupantes de cargos eletivos não precisam renunciar para concorrer ao mesmo cargo, mas não podem assumir a chefia do executivo sob o risco de ficarem inelegíveis. Já no caso do vice-prefeito, se assumir a prefeitura como titular nos seis meses antes da eleição ele perde o direito a concorrer a reeleição como prefeito em 2028.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Para escapar de inelegibilidade, Pimentel e Fachinello farão tour europeu”

  1. Além dos gastos das “Pré Campanhas,este é outro Artigo da Legislação Eleitoral que precisa ser revisado, todo ano eleitoral é está farra de viagens com dinheiro público.Outra coisa; Previsão Sr Prefeito viajar até Buenos Aires para assistir/ prestigiar a apresentação da Camerata? Outra desculpa para mais um Turismo as nossas costas ou custos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima