PT anuncia formalmente apoio a Ducci em Curitiba; pré-candidatos vão recorrer

Deputados Zeca Dirceu e Carol Dartora, além do advogado Magal, se colocam como pré-candidatos do partido

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu nesta segunda-feira (27) formalizar o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) à Prefeitura de Curitiba. Com isso, as chances de um dos pré-candidatos do próprio partido conseguir viabilizar seu nome diminuem bastante – agora, só um recurso ao Diretório Nacional poderia, em tese, mudar a situação.

Há tempos o PT dá sinais de que ia preferir apoiar um candidato da sua base nacional, como modo de reforçar o apoio ao governo do presidente Lula. Em Curitiba, assim como em outras capitais, o partido pretende usar a eleição municipal para “pagar as dívidas” pelo apoio ao governo federal no Congresso.

A leitura da cúpula do partido, o que inclui a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, é de que Luciano Ducci hoje tem maior probabilidade de vencer as eleições em Curitiba do que qualquer um dos três pré-candidatos próprios.

O anúncio de que o partido vai mesmo com Ducci foi feito em uma reunião em Brasília nesta segunda. Acompanhada do presidente do PT no Paraná, deputado Arilson Chioratto, e do presidente do PT em Curitiba, vereador Angelo Vanhoni, Gleisi informou o resultado das discussões na Executiva.

Ainda nesta manhã, o deputado federal Zeca Dirceu, que vem se posicionando como pré-candidato, anunciou que vai recorrer ao Diretório Nacional. Zeca diz que o PT não ganha apoios em Brasília com a decisão de entrar na coalizão de Ducci, e que o partido precisa formar novos nomes.

Os dois outros pré-candidatos do partido, a deputada federal Carol Dartora e o advogado Magal, também vêm rechaçando em público a ideia do apoio a Ducci já no primeiro turno da eleição em Curitiba.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “PT anuncia formalmente apoio a Ducci em Curitiba; pré-candidatos vão recorrer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima