TRE-PR rejeita ação do PT contra Rosângela Moro (União Brasil)

Processo movido pelo PT buscava cassação pela mudança de domicílio eleitoral da deputada federal. Segundo o TRE-PR, não houve ilegalidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou nesta quarta-feira (26), por unanimidade, um recurso que pedia a impugnação do pedido de mudança de domicílio da deputada federal paulista Rosângela Moro (União Brasil), de São Paulo para Curitiba. A autoria do recurso é do Partido dos Trabalhadores (PT).

Após a unanimidade na votação, a deputada federal Rosângela Moro além de ter seu mandato mantido também está apta a disputar as eleições para a Prefeitura de Curitiba. Em São Paulo, Rosângela se elegeu a deputada federal em 2022, com 217 mil votos.

Leia também: PL da “ficha limpa” atinge cotados para Mesa Executiva da Assembleia, diz Requião Filho

O relator do processo, desembargador Guilherme Frederico Denz, citou casos anteriores que consolidaram a decisão do relator. “A condição de elegibilidade de domicílio eleitoral na circunscrição onde o candidato irá concorrer deve ser aferida no momento do registro da candidatura, inexistindo previsão legal que impeça o candidato de alterar seu domicílio posteriormente”, disse Denz durante sua argumentação.

Segundo o voto do relator, não há impedimento para que Rosângela Moro transfira o domicílio eleitoral para Curitiba, mantendo assim a decisão que também foi tomada pelo juiz eleitoral local de São Paulo.

Os desembargadores eleitorais Julio Jacob Junior e Cláudia Cristina Cristofani, que estavam presencialmente no julgamento do recurso eleitoral, votaram com o relator. Os desembargadores Anderson Ricardo Fogaça e José Rodrigo Sade também acompanharam o voto de Dens, mas votaram por meio de videochamada, devido a problemas técnicos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima