Veja quem são os candidatos à prefeitura de Cascavel

Quatro chapas disputam a eleição em Cascavel, que pode ter segundo turno

Cascavel, no Oeste do Paraná, terá quatro candidaturas à prefeitura neste ano. Renato Silva (PL), vice do atual prefeito, Leonaldo Paranhos (Podemos), e o ex-prefeito Edgar Bueno estarão na disputa. Já o deputado estadual Márcio Pacheco (PP) e a vereadora Professora Miriam (PT) disputarão a eleição majoritária pela primeira vez na cidade. A tendência é que o governador Ratinho Júnior (PSD) apoie Renato Silva, mas Márcio Pacheco faz parte de sua base de apoio na Assembleia Legislativa.

Cascavel é a quinta cidade mais populosa do Paraná, com 348.051 habitantes, segundo o Censo de 2022. Com 239.789 eleitores, de acordo com dados de junho deste ano do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a cidade tem o maior eleitorado do Oeste do Paraná e é uma das sete em que pode haver segundo turno no estado. O limite de gastos de campanha no município será de R$ 1.979.047,30 no primeiro turno e de R$ 791.618,92 no segundo turno.

Edgar Bueno (PSDB)

Tem 75 anos, é branco e casado. É natural de Marcelino Ramos (RS) e empresário. Concorreu à prefeitura em 1992, mas não se elegeu. Deputado estadual por dois mandatos, de 1995 e 2000, e prefeito de Cascavel por três mandatos, de 2001 a 2004 e de 2009 a 2016. Também foi secretário estadual de Assuntos Estratégicos, entre 2017 e 2018. A candidata a vice é Suely Frare (União Brasil).

Marcio Pacheco (PP)

Tem 47 anos, é branco e casado. Nasceu em Boa Esperança (PR). Policial federal desde 2007, também foi policial militar. É formado em Letras pela UFPR. Foi vereador em Cascavel de 2012 a 2015 e está sem seu terceiro mandato como deputado estadual, cargo para o qual foi eleito pela primeira vez em 2015. O candidato a vice na chapa é Fernando Mantovani (MDB).

Professora Liliam (PT)

Tem 58 anos, é branca e casada. Nasceu em Cajuru-SP. Professora aposentada da Unioeste, possui graduação em História, mestrado, doutorado e pós doutorado em Educação. Foi eleita vereadora em 2020 e está em seu primeiro mandato. A vice na chapa é Monica Silveira (PCdoB), mestre em Educação e com experiência na Assistência Social.

Renato Silva (PL)

Tem 73 anos, é branco e casado. Nasceu em Rio do Sul (SC). Fazendeiro e empresário, é o atual vice-prefeito de Cascavel. Foi vereador por dois mandatos, entre 1982 e 1988, e secretário municipal de Administração, em 1985. Concorreu ao cargo de deputado federal em 1998 e não se elegeu, mas ocupou a suplência entre fevereiro e outubro de 2000. Em 2020 foi eleito vice-prefeito na chapa que reelegeu Leonaldo Paranhos. Concorreu novamente a deputado federal em 2022, mas não se elegeu. O candidato a vice é Henrique Mecabô (Novo).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima