Após dias com qualidade de ar insalubre, mudança no clima deve amenizar situação

Mesmo com chuva pevista para o fim de semana temperaturas seguem elevadas e umidade do ar ainda não é considerada aceitável

Uma frente fria deve chegar a Curitiba nesta quinta-feira (12) melhorando a qualidade do ar e diminuindo as temperaturas da cidade. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a mudança no tempo trará alívio para as condições climáticas da capital do Paraná.

Ao longo desta semana a qualidade do ar de Curitiba foi considerada insalubre e quem olhava para o céu da cidade via uma fumaça pairando no céu curitibano. “Com a falta de chuva, consequentemente temos um ar mais seco e com muitas partículas. No Brasil ocorre uma situação atípica que é a permanência por mais tempo do transporte dessa fumaça e partículas das regiões norte, central e centro-oeste que têm ocorrido por conta das queimadas em vários estados do Brasil e também no estado. Com isso se forma esse corredor que traz para região sul essa pluma de fumaça”, explica a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UTFPR, Leila Droprinchinski Martins. 

Leia também: Após pressão popular, Justiça manda Prefeitura suspender corte de árvores na Arthur Bernardes

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Curitiba está no momento sob alerta laranja e amarelo para risco à saúde e potencial de incêndios florestais e deve seguir assim mesmo com a mudança climática temporária.

Para os próximos dias a umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 20%. Segundo os parâmetros  da Organização Mundial da Saúde (OMS) , a umidade do ar deveria ficar entre 50% a 80% para ser considerada aceitável. 

Com o clima seco e baixa umidade a população já sente os impactos do clima na sua saúde. “A tendência é que se aumente o número de pessoas com crise de asma e bronquite e as outras pessoas que seriam saudáveis podem passar a adoecer porque o tempo de exposição – aos poluentes no ar- é longo e em níveis elevados”, diz Martins. 

Com a chuva prevista para o fim de semana a tendência é que a população sinta um alívio momentâneo das altas temperaturas e também dos sintomas respiratórios. Ainda assim, a recomendação do Inmet é de que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia e fique atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil de sua região.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima