Após ocupação do DCE da UFPR, estudantes indígenas conseguem acordo para moradia estudantil

Reunião entre a reitoria da UFPR, Ministério Público, Defensoria, Governo do Estado e indígenas resultou em formalização do compromisso para cessão de prédio para moradia estudantil

Estudantes indígenas desocuparam o prédio do Diretório Central Estudantil (DCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O grupo buscava apoio para criação de uma moradia estudantil indígena e conseguiu a cessão de um imóvel no entro histórico da capital, depois do protesto.

Confira o que cai na prova do vestibular da UTFPR

Conforme a UFPR o modelo de cessão é uma parceria entre a instituição, o Governo do Estado e os estudantes indígenas. A reitoria criou um grupo de trabalho composto por membros da administração central e estudantes indígenas, indicados pelo Coletivo dos Estudantes Indígenas (CEIND) para chegar à solução.

Direitos

A UFPR deve providenciar as reformas para adequar o imóvel, cedido pelo Governo do Paraná, e o regimento será feito entre a universidade e os estudantes, após o término da obra. Enquanto isso estudantes indígenas estão recebendo auxílio financeiro para conseguir permanecer cursando Ensino Superior.

Estiverem envolvidos no GT e nas negociais o Ministério Público Estadual do Paraná, representado pelo procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, a Defensoria Pública, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Governo do Estado do Paraná, representado pela Secretaria da Administração e da Previdência e a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

*Com informações da UFPR

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima