Audiência pública discute destino das Árvores da Arthur Bernardes

Projeto do novo Inter 2 será alvo de debate na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na próxima terça-feira (13)

Na próxima terça-feira (13) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) irá realizar uma audiência pública para discutir o novo projeto do Inter 2. A pauta do debate será o corte de mais de 200 árvores na avenida Pres. Arthur da Silva Bernardes, na região do Santa Quitéria, previsto no projeto. A audiência está marcada para às 18h no auditório anexo II da Câmara de Curitiba. A entrada é pela Praça Eufrásio Correia. Para participar da audiência é possível confirmar a participação pela internet (aqui).

Na justificativa do requerimento para audiência, a importância do debate público foi citado. “Diante de diversos questionamentos trazidos pelos munícipes, acerca do corte de número expressivo de árvores na avenida por conta da obra, se faz necessária a audiência pública para ouvir a população e permitir a comunicação com o Poder Executivo”.

Antes da audiência, um abaixo-assinado (aqui) será entregue à câmara na segunda-feira (12). O objetivo é reunir cerca de 5 mil assinaturas até lá. O abaixo-assinado também deve ser entregue à prefeitura. 

Leia também: Defensoria Pública oferece mutirão do consumidor na Câmara Municipal de Curitiba 

O movimento S.O.S Arthur Bernardes, alega que esta será a primeira vez que o projeto será debatido com os moradores da região. “Até agora não tivemos respostas adequadas da prefeitura. A comunidade não sabia do projeto, muito menos sobre o corte de tantas árvores, incluindo araucárias. Soubemos que aconteceu uma ‘escuta’ em 2019 que ninguém soube, no meio da tarde. E outra em maio deste ano que igualmente ninguém ficou sabendo”, diz Verônica Rodrigues, moradora da região e uma das ativistas do movimento.

Além dos moradores da região, representantes da Prefeitura de Curitiba, em especial as secretarias municipais de Obras Públicas (SMOP), do Meio Ambiente (SMMA), e o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) também vão participar da audiência. Também é esperada a participação da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná (MPPR) e da Defensoria Pública do Estado (DEP), e de acadêmicos. A veradora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) que propôs a audiência e o vereador Marcos Vieira (PDT) que também assina o pedido para realização do debate também participam das discussões.

Obras

A realização do debate ocorreu em meio a chegada de maquinário na última terça-feira (06) em ruas ao entorno da Avenida Pres. Arthur Bernardes. No entanto, a prefeitura de Curitiba alegou que as obras que acontecem na rua Cel. Airton Plaisant não tem ligação com as obras do novo Inter 2 que começaram no ano passado.

Em nota, a prefeitura disse que as obras que acontecem na rua são para “manutenção do asfalto em 415 metros, no trecho entre as ruas Bocaiúva e a Joaquim Caetano da Silva”. Essa manutenção iniciou na terça (06) e deve ser concluída até o fim de semana. 

Serviço

Audiência Pública – Projeto novo Inter 2

13 de agosto – terça-feira, às 18h

Auditório anexo II da Câmara de Curitiba – entrada pela Praça Eufrásio Correia. Inscrições de participação (aqui).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima