Brinque no carnaval sem ofender os outros. Veja as dicas da Rede Lume

Carnaval é sinônimo de liberdade. Mas isso não significa liberdade para ser preconceituoso

Carnaval é tempo de fazer coisas que, no resto do ano, parecem improváveis. Quebrar tabus, usar fantasias, brincar com o que é sério. Mas nem tudo é bem-vindo. A Rede Lume de jornalistas de Londrina fez um pequeno manual para quem não quer passar vexame nem ofender outras pessoas com a brincadeira.

Com base em depoimentos de ativistas de diversas áreas, a ideia é alertar contra brincadeiras que podem ser preconceituosas. Foram ouvidos integrantes de movimentos ligados a negros, a amarelos, a mulheres, a pessoas da comunidade LGBTQIA+, entre outros.

Entre as dicas, algumas são óbvias, como evitar assédio e respeitar o corpo alheio; não fazer blackface; não propagar preconceitos. Outras podem ser menos evidentes, e vale a pena ver para não correr o risco de abusar dos outros neste carnaval. Leia mais aqui.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Brinque no carnaval sem ofender os outros. Veja as dicas da Rede Lume”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima