CEP inaugura sala Dalzira Maria Aparecida Iyagunã para discutir relações étnico-raciais

Iyagunã é a primeira ialorixá doutora pela Universidade Federal do Paraná

O Colégio Estadual do Paraná inaugurou recentemente uma sala para discussão de questões étnico-raciais, chamada Dalzira Maria Aparecida Iyagunã, a primeira ialorixá que se doutorou na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A inauguração contou com apresentação do bloco afro Pretinhosidade, Escolinha de Arte e Dancep. A organização do evento foi realizada pelo colégio em parceria com o Centro Cultural Humaitá.

Série de reportagens mostra drama de famílias que sofrem para provar que filhos foram executados pela PM

“É um dizer das mulheres negras que, quando uma sobe, todas subimos juntos”, afirmou, para ilustrar a importância de ela ter seu nome “honrado e eternizado e um espaço dedicado à cultura, ao conhecimento e aos saberes”, disse Iyagunã durante a inauguração.

Ela lembrou que, por falta de oportunidades, só conseguiu concluir as etapas de ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apesar da iniciativa, há membros da comunidade escolar do CEP ouvidos pelo Plural que apontam que é necessário haver outras iniciativas para atendimento à Lei 10.639, que prevê ensino de cultura africana e afrobrasileira nas escolas públicas e privadas do país.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima