Cinco meses depois do lançamento Cartão Curitiba+ tem só 447 usuários

Lançado em 2023, cartão deveria levar até 10 mil passageiros a mais para o sistema de transporte, mas cinco meses depois do lançamento o resultado é pífio

O cartão Curitiba+, que permite viagens ilimitadas fora do horário de pico no transporte coletivo, completou cinco meses desde o lançamento com menos de 500 usuários. Em relatório enviado à Câmara Municipal de Curitiba, a URBS informa que de novembro de 2023 a abril de 2024 foram emitidos 447 cartões. Destes, só 296 (66%) estavam em uso efetivo em abril de 2024.

A média mensal de cartões em uso é ainda menor: 190 (43% do total).

O cartão custa, por mês, R$ 180 e deveria ser um incentivo ao uso do transporte coletivo em horários de menor trânsito de passageiros. Mas a baixa adesão nos cinco meses desde o lançamento confirma o que já se sabia no lançamento: a ideia não vingou.

O relatório indica ainda que no período foram realizadas 36,4 mil viagens através do cartão. Para efeito de comparação, a Rede Integrada de Transporte de Curitiba registra, por mês, 5 milhões de viagens. Isso significa que a participação do Curitiba+ no sistema como um todo é irrelevante.

O Cartão Curitiba+ foi lançado em outubro de 2023 com a promessa de levar pelo menos dez mil passageiros a mais para o sistema, que vem encolhendo desde 2009, quando as atuais empresas concessionárias assumiram o serviço.

Confira o relatório da URBS sobre o Cartão Curitiba+:

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8 comentários em “Cinco meses depois do lançamento Cartão Curitiba+ tem só 447 usuários”

  1. Afinal, qual o publico alvo desse cartão?
    As pessoas que podem escolher horário de menor fluxo de passageiros, seriam os aposentados e desempregados.
    Será que os aposentados tem necessidade de se locomover todos os dias?
    Os desempregados também não se locomovem todos os dias, por falta de dinheiro e ainda pagar por um serviço que, talves nem vai usar o suficiente para valer a pena.

    1. Eu não sou nem aposentado nem desempregado, mas sou público alvo, só não aderi pq acho que ainda está caro para quem pretende incentivar a prática.

  2. Desde o início esse resultado era uma profecia autorrealizável… A prefeitura parece se esforçar cada dia que passa para afastar usuários do transporte coletivo. Além de um valor absurdo para esse cartão (deveria custar no máximo uns R$ 100), há toda a burocracia, uma dificuldade mesmo para conseguir. Curitiba não é a cidade mais inteligente do mundo? Seria bem possível criar postos para se obter esse cartão, enviar pelo correio, uso de aplicativos, etc.

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