Conselho determina fechamento de duas creches privadas

Sócia de uma das escolas punidas tem outra escola credenciada junto a prefeitura de Curitiba

O Conselho Municipal de Educação de Curitiba (CME) determinou a cessação compulsória por dois anos das atividades dos Centros de Educação Infantil privados Lunalua – no Mercês – e Cantinho Feliz Smilli, no Boqueirão. A medida é válida a partir de primeiro de janeiro de 2025. Sem a autorização do CME as escolas não podem manter o atendimento regular a estudantes da educação infantil.

O Centro de Educação Infantil Lunalua é da mesma proprietária – Adriane Piekarski Mesquita – do Centro de Educação Infantil Lunalua Kids, credenciado da prefeitura de Curitiba para atender até 54 crianças de 0 a seis anos. A reportagem tentou contato com os responsáveis pelo Centro, mas os profissionais que estavam na escola nem sabiam da punição. Na Cantinho Feliz a notícia também foi recebida com supresa.

Segundo as normas da Educação Infantil em Curitiba, a cessação compulsória temporária das atividades é a segunda punição mais grave prevista para instituições investigadas por irregularidades. Ela é aplicada após uma investigação realizada por uma comissão especial composta por três pessoas, duas das quais obrigatoriamente profissionais da educação.

As duas instituições foram alvo de processo de sindicância no Conselho e a decisão de determinar o fechamento é resultado disso. O Conselho, porém, não divulgou o teor da investigação. O CEI Lunalua atende, segundo o Censo Escolar de 2023, 33 crianças de 0 a três anos. Já a Cantinho Feliz atende 109 crianças de 0 a seis anos.

Confira a medida que determinou a suspensão das atividades das escolas publicada no Diário Oficial:

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Conselho determina fechamento de duas creches privadas”

  1. Janaina da silva

    Muito bom saber que alguém se preocupa em publicar sobre esse tema pois, nós mães, muitas vezes não ficamos sabendo desses fatos e tbm “confiamos” na creche dos pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima