Conselho tutelar: São Paulo libera catracas, Curitiba não

Em Curitiba Greca informou à Câmara não valer a pena liberar as catracas dada a baixa participação da população em 2019

A Prefeitura de São Paulo liberou as passagens do transporte coletivo da cidade neste domingo, entre 7h e 18h para a população votar na eleição para o Conselho Tutelar. A medida visa facilitar o deslocamento da população durante o período de registro de votos. A liberação atendeu um pedido da Câmara de São Paulo.

Em Curitiba, vereadores do bloco de oposição ao prefeito Rafael Greca (PSD) pediram a liberação das catracas, mas não foram atendidos. Em ofício enviado à Câmara, a URBS – que gerencia a Rede Integrada de Transporte (RIT) – disse que não valeria a pena a isenção da passagem dado que na eleição passada apenas 20 mil eleitores compareceram às urnas.

Este ano, porém, é esperado um recorde de eleitores. Além disso, na última eleição do Conselho Tutelar, em 2019, o transporte irregular de eleitores foi uma das principais irregularidades flagradas nos locais de votação.

Ao contrário das eleições regulares, a para o Conselho Tutelar é feita em apenas um local por regional, aumentando a distância entre a residência dos eleitores e o local de votação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima