Converse sobre ciências na semana do Festival Pint of Science

Evento será comemorado em quinze encontros em Curitiba, nas noites de 13 a 15 de maio

Esta semana, nos dias 13 a 15 de maio, três eventos comemoram o Festival Pint of Science em Curitiba. Criado em 2012 por pesquisadores Imperial College London, o Pint of Science quer levar a ciência para mais perto da população. Durante o Festival cientistas participam de conversar em bares sobre suas pesquisas.

Em Curitiba o Pint of Science começa na segunda, dia 13, no Hop´n Roll Brewpub. A conversa por lá será sobre sono, sonhos e a importância disso para a saúde. O papo será conduzido por Fernando Louzada, professor titular do Departamento de Fisiologia da UFPR. Ele é mestre e doutor em Neurociências pela Universidade de São Paulo, tem pós-doutorado pela Harvard Medical School. É coordenador adjunto da Rede Ciência para a Educação (CpE) e membro do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). No Didi Restaurante e Bar Nestor C. Saavedra Filho discute se o Prêmio Nobel foi roubado do brasileiro César Lattes.

Ainda na segunda, Camila Bertoletti Carpenedo fala sobre a ciência por trás dos eventos extremos no clima no Quintal do Monge. Ela é professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), líder do Grupo de Pesquisa NUVEM – Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas (UFPR). No Barbarium Pub, Marcelo Pedrosa Gomes conversa sobre o desafio global que a contaminação da água representa. Por fim, no Janaíno Vegan Bar o papo é sobre sexo animal com Alexandre Varaschin Palaoro.

Na terça-feira a conversa no Hop´n Roll Brewpub será sobre tempo, clima e a ciência de prever acontecimentos na área. A conversa será liderada por Marco Antônio Rodrigues Jusevicius, coordenador de Operação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). No Quintal do Monge Lis Andrea Pereira Soboll explica como acolher pessoas em sofrimento em contextos de trabalho ou pessoais.

No Barbarium a conversa será sobre computação quântica com Ana Cristina Sprotte Costa. Giovanna Beatriz Kalva Medina estará no Didi Restaurante para falar sobre família e deficiência. E no Janaíno o debate será duplo, sobre genética e saúde da população negra brasileira com Claudemira Vieira Gusmão Lopes e Márcia Holsbach Beltrame.

O Festival se encerra na quarta com o tema física nuclear e o que ela pode fazer por sua saúde. O papo será com professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Anna Luiza Metidieri Cruz Malthez, do Departamento Acadêmico de Física em Curitiba. Ela é bacharel em Física com habilitação em Física Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestra em Engenharia Elétrica na área de Engenharia Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e doutora em Engenharia Elétrica na área de Engenharia Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas (2015).

Francis Kanashiro Meneghetti estará no Janaíno Vegan bar para conversar sobre intolerância no Brasil. Sady Pereira do Carmo Júnior estará no Didi Restaurante falando sobre arqueologia e a população indígena. No Barbarium Pub o papo é sobre inovação com Kaike Rosivan Maia Pacheco. Por fim, no quintal do monge Celso Soares Costa Segundo fala sobre o heavy metal e a música curitibana.

Serviço:

Pint of Science Curitiba

Site do Evento

  • Hop´n Roll Brewpub, R. Mateus Leme, 1098 – Bom Retiro
    • 13, 14 e 15 de maio, das 19 às 21h30
  • Janaíno Vegan Bar, R. Dr. Claudino dos Santos, 116 – São Francisco
    • 13, 14 e 15 de maio, das 17 às 21h30
  • Didi Restaurante e Bar, Av. Silva Jardim, 1145b – Rebouças
    • 13, 14 e 15 de maio, das 18 às 21h30
  • Barbarium Pub, R. Chile, 1765 – Rebouças
    • 13, 14 e 15 de maio, das 18 às 21h30
  • Quintal do Monge, R. Dr. Claudino dos Santos, 24 – São Francisco
    • 13, 14 e 15 de maio, das 17 às 21h30

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima