Curitiba em Movimento tem uma vaga para cada 50 moradores da cidade

Plural mostra a distribuição de vagas por regional e em qual região da cidade há mais vagas

Você já deve ter visto a divulgação da prefeitura das atividades esportivas do programa Curitiba em Movimento. Desde 2023 a prefeitura centralizou as vagas, que são divulgadas no site curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br. Mas muitas modalidades tem as vagas preenchidas rapidamente. O Plural apurou quantas vagas existem e o total por regional. Os dados levantados mostram que a cidade tem cerca de 38 mil vagas para atividades físicas que vão de Alongamento ao Yoga e um índice de preenchimento das turmas de 87%.

As informações obtidas pelo Plural mostram que a regional com mais vagas é o Boa Vista. Por lá, o índice de vagas preenchidas é de 91% e a oferta é de uma oportunidade para cada 41 moradores da regional. Mas a regional que tem mais vagas proporcionalmente à população residente é Santa Felicidade: há uma para cada 29 moradores. Na média, há uma matrícula em atividade do programa para cada 50 curitibanos.

Entre as regionais, a que tem menor índice de ocupação das vagas é o Cajuru: 77%. Na regional há uma vaga em turma do Curitiba em Movimento para cada 48 moradores. O dado é referente a fevereiro de 2024.

Segundo a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, responsável pelo programa, há pelo menos uma vaga reservada para pessoas com deficiência por turma, além da oferta de atividades exclusivas para a população PCD.

Como se inscrever no Curitiba em Movimento

Para se inscrever em uma atividade física do programa Curitiba em Movimento é preciso apresentar no ato de matrícula um atestado de aptidão física. Quem tem entre 18 e 59 anos pode substituir isso pela resposta ao questionário Par-Q, mas se houverem respostas positivas às questões o atestado se torna obrigatório. Além disso, no caso de atividades aquáticas é necessário também o atestado dermatológico. O site para consultas a vagas e inscrições é curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima