Curitiba terá Ato Solene pelo Dia em Memória das Vítimas do Holocausto

Evento será realizado pelo Centro Israelita do Paraná e pelo Museu do Holocausto de Curitiba

Para celebrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a Federação Israelita do Paraná e o Museu do Holocausto de Curitiba realizam no domingo, 28 de Janeiro, às 10h, no Centro Israelita do Paraná, um Ato Solene pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O evento, restrito a convidados, terá como tema “Vozes contra a Intolerância: Reflexões sobre racismo, antissemitismo, discurso de ódio e o Holocausto”. O encontro contará com a presença da sobrevivente do Holocausto Ariella Segre, do presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, do presidente do Museu do Holocausto, Miguel Krigsner, além de autoridades civis, religiosas e comunitárias, que vão prestar tributo aos seis milhões de judeus que perderam a vida durante este trágico capítulo da história com o acendimento simbólico de seis velas.

Simultaneamente ao Ato, será possível visitar a exposição “Nossa Luta: A perseguição aos negros durante o Holocausto”. Composto por 23 painéis, 5 vitrines e 5 totens com conteúdos audiovisuais inéditos, o projeto apresenta um panorama histórico da discriminação e perseguição nazista aos afro-alemães, com biografia de vítimas e objetos originais da época. O objetivo é aproximar os visitantes de uma discussão contemporânea sobre racismo.

A data também marcará o lançamento do Projeto de Combate ao Antissemitismo e ao Discurso de Ódio, da Conib. O órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica no país busca atuar na linha de frente no combate à intolerância, que escalou no Brasil e no mundo após o ataque de 7/10. O projeto inédito tem como primeira entrega uma plataforma educativa de conscientização, letramento e monitoramento sobre o antissemitismo e o discurso de ódio no Brasil.

Data criada pela ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

Evento: Ato Solene pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Data: 28 de Janeiro de 2024 (Domingo)
Horário: 10h
Local: Centro Israelita do Paraná – Rua Coronel Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro – Curitiba/PR.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima