Depois da “plataformização”, Ratinho Jr. quer diminuir uso de celulares nas escolas

Normativa publicada pela Secretaria de Estado da Educação restringe uso de celulares

O governo Ratinho Jr. (PSD) quer diminuir o uso de celulares pelos estudantes paranaenses nas escolas públicas do Estado. Para isso, foi publicada uma normativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que permite o uso dos aparelhos para fins pedagógicos.

Ao longo do mandato, o governador Ratinho Jr. implantou a chamada “plataformalização”, ou seja, tornou muitas atividades que eram feitas no modelo “analógico”, digitais, mesmo com alerta dos professores sobre o problema das telas.

O problema da “plataformização” foi discutido em um documentário chamado “Professoras”, lançado neste ano.

Tecnologia

O secretário de educação, Roni Miranda, afirmou que a normativa visa “estabelecer regras claras” sobre o uso dos aparelhos, mas defendeu o uso da tecnologia. “Precisamos deixar claro que somos entusiastas do uso da tecnologia em sala de aula para melhorar o acesso dos nossos alunos a conteúdos variados e para personalizar a experiência de aprendizagem, atendendo às diferentes necessidades deles”, disse.

Alunos de Colombo fazem vídeo criticando “plataformização” do governo Ratinho

A proibição dos aparelhos é para acesso às redes sociais, ligações e jogos durante o horário de aula. O desafio, todavia, é como controlar o que o estudante acessa a partir do próprio celular.

“O uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos somente serão permitidos exclusivamente para atividades pedagógicas, sendo o seu uso condicionado à autorização prévia do professor responsável pela turma”, diz o texto da normativa.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima