Entenda como funciona nomeação para reitorias das universidades federais

Presidente da República é responsável por nomear reitores e geralmente segue lista apresentada pela comunidade acadêmica

Neste 2024 ocorrem as nomeações para os novos reitores de universidades federais. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ocorreu consulta pública que elegeu Everton Lozano. Na Universidade Federal do Paraná, a previsão é de que ocorra em outubro a votação.

O cargo para reitoria das universidades é de indicação do presidente da República. O habitual é que haja consulta pública – um a espécie de eleição – e que sejam apresentadas listas com o percentual de votação recebido por cada candidato. Os presidentes costumam respeitar o resultado.

Na UTFPR o atual reitor, Marcos Schiefler, deve deixar o cargo. Mesmo assim ele submeteu seu nome à apreciação do presidente, apenas para cumprir o rito da lista, que também tem o nome do professor vencedor do pleito. O terceiro candidato que concorria, Heron Lima, não havia submetido até o fechamento deste texto.

Leia também: UTFPR suspende calendário acadêmico e UFPR emite orientações por conta da greve

Na UFPR, embora não haja data certa para o pleito, a Comissão Paritária de Consulta, que reúne Diretório Central Estudantil (DCE), Sindicato dos Técnicos-Administrativos (Sinditest) e Associação dos Professores Universitários (APUFPR), aguarda deliberações acerca da greve para dar andamento ao processo.

Assim como na UTFPR, na UFPR concorrerão três candidatos: Fernando Mezzadri, Graciela Bolzon, Marcos Sunyê.

Podem concorrer à reitoria professores-doutores – a legislação não permite servidores técnicos-administrativos de ocupar a posição.

Vice

Na UTFPR ocorrerá eleição em separado para vice-reitoria, atualmente ocupada pela professora Tangriani Simioni Assmann. Ela assumiu após o vice de Schiefler, Heron Lima, deixar o cargo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima