Escolha de novo reitor ou reitora da UFPR já tem data marcada

Três chapas disputam a sucessão do reitor Ricardo Marcelo Fonseca na UFPR

A escolha do novo reitor ou reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocorrerá por meio de Consulta Paritária à comunidade acadêmica nos dias 10 e 11 de setembro, em primeiro turno, e nos dias 18 e 19, no caso de segundo turno. O Regimento e o calendário da consulta foram definidos em Editais aprovados e publicados pela Comissão Paritária de Consulta (CPC), composta por representantes da Associação dos Professores da UFPR – Seção Sindical (APUFPR), Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação (Sinditest-PR) e Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPR).

Há três chapas inscritas para disputar a eleição neste ano. O candidato qiue conta com o apoio do atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, é Fernando Mezzadri. A atual vice-reitora, Graciela Bolzon, é também candidata. E o professor Marcos Sunye é o terceiro nome na disputa.

A CPC é a responsável pela coordenação, organização e fiscalização da Consulta Paritária. De acordo com o Regimento da Consulta, as votações serão totalmente on-line com o uso de plataforma habilitada para envio remoto de voto durante horário predeterminado e amplamente divulgado em cada dia de votação.

Estarão aptos a votar professores, técnicos administrativos e estudantes devidamente vinculados à UFPR até o dia 30 de junho de 2024 por meio de contratação ou matrícula. As inscrições das chapas estarão abertas no período de 6 a 8 de agosto, de modo on-line, em horário comercial. As regras para a campanha dos candidatos estão definidas no Regimento da Consulta.

A eleição direta para a Reitoria na UFPR ocorre desde 1986 e foi implantada como instrumento de democratização da escolha do dirigente da instituição, dois anos após o fim da ditadura militar. Fruto de um acordo entre o Conselho Universitário (Coun) e a comunidade acadêmica, a Consulta Paritária leva em consideração o peso paritário entre as três categorias. No caso, atribui-se no cômputo final o valor de peso de um terço para cada universo de votantes.

Para ser declarada como vencedora, a chapa precisará receber 50% mais um dos votos em primeiro turno. Caso nenhuma chapa alcance a maioria simples dos votos válidos, será realizado um segundo turno entre as duas com maior número de votos. Somente então a chapa vencedora será indicada ao Coun como representante da comunidade acadêmica da UFPR.

Para assegurar transparência e publicidade, todos os atos, decisões e documentos emitidos pela CPC estão sendo divulgados no sítio eletrônico www.cpcufpr2024.com e nas páginas do Facebook e do Instagram da CPC (@cpc.ufpr).

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Escolha de novo reitor ou reitora da UFPR já tem data marcada”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima