Estádio do Pinheirão será transformado em Centro de Convenções pelo Governo do Estado

Desapropriação do terreno onde fica o Estádio do Pinheirão foi anunciada nesta quarta-feira (23)

Governo do Paraná anunciou nesta quarta-feira (23) a desapropriação do terreno onde fica o Estádio do Pinheirão, em Curitiba, para a construção de um Centro de Convenções. A decisão foi formalizada pelo Decreto 7.669.

O Estádio do Pinheirão será transformado em um centro de eventos. O projeto das obras inclui uma arena de eventos, um centro de exposições para até 25 mil pessoas e um complexo comercial, com setor hoteleiro, boulevard com restaurantes e academia.

Após a desapropriação e o projeto inicial, será desenvolvido o projeto de engenharia para a construção da estrutura, que poderá ocorrer por meio de uma concessão ou de uma parceria público-privada, alternativas que ainda estão sendo estudadas. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, via Paraná Projetos, contempla a revitalização da área no bairro Tarumã, que está sem uso há 17 anos, e tem início com a edição do decreto que indeniza o proprietário do Pinheirão.

Leia também: Diana Abreu é reeleita presidente do Sismmac

A avaliação financeira da área de 124 mil metros quadrados foi feita pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Esse processo ainda tramitará na Justiça, responsável pela emissão da posse.

Já a concepção de toda a Parceria Público-Privada está sendo desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Paraná Projetos. O estudo vai apontar o modelo de concessão da área para a iniciativa privada, que será responsável pela construção do conglomerado e poderá explorar o espaço, além das necessidades físicas, dimensionando o tamanho do Centro de Convenções e as outras estruturas ao seu entorno, como arenas esportivas ou salas comerciais. Esse processo deve ser concluído nos próximos seis meses.

De acordo com o mapeamento atual da Secretaria de Estado do Planejamento, a previsão inicial é de que o antigo Pinheirão receba um investimento superior a R$ 1 bilhão.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima