Faltam 10,3 mil vagas para Educação Infantil em Curitiba

Para dar conta do déficit de vagas em creches e escolas infantis municipais a prefeitura está pagando a mensalidade de 1 a cada três alunos da rede privada

Curitiba tem 10.306 crianças de 0 a seis anos sem vaga na Rede Municipal de Ensino. Os dados são da Secretaria Municipal de Educação referentes a março de 2024. Isso representa 19% do total de todas as crianças matriculadas na Educação Infantil municipal hoje. A falta de vagas está concentrada principalmente nas regionais mais pobres da cidade: Tatuquara e Cajuru. São 3,6 mil crianças sem creche só nessas duas regiões.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, das 54.380 crianças que estão matriculadas na Educação Infantil, um quarto está em escolas conveniadas e um quarto em vagas de educação infantil abertas em escolas municipais. Para dar conta das vagas necessárias para educação infantil a prefeitura está pagando a mensalidade de uma a cada três estudantes da rede privada da cidade, o que representa um total de R$ 47,3 milhões por ano.

Os dados mostram que em novembro de 2023 – pouco antes do cadastro escolar ser encerrado no ano, o total de crianças sem vaga chegou a quase 17 mil. Em dezembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024 o total cai para 3,3 mil, mas volta a subir para 10,3 mil em abril porque é quando foram retomadas as inscrições no cadastro.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Faltam 10,3 mil vagas para Educação Infantil em Curitiba”

  1. Nas escolas e creches particulares a maioria das professoras são estagiárias sem experiência, salários miseráveis, totalmente despreparadas. E infelizmente descontam nas crianças. São orientadas pelas diretoras para fazer de conta que é tudo lindo e maravilhoso. A estética é linda, mas a prática deixa a desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima