Fase 1 do Cadastramento Escolar deixa pais frustrados

Confira o que fazer quando a vaga liberada não é na unidade de preferência

A prefeitura de Curitiba liberou no último dia 12 de setembro o resultado da primeira fase do Cadastramento Escolar para 2025. Pelo menos na Regional Portão, o Plural apurou, foram inúmeros os casos de crianças cuja vaga liberada não respeitou os critérios da própria Secretaria Municipal de Educação (SME).

O processo distribui vagas para estudantes que irão para o pré (4 ou 5 anos) ou o primeiro ano do Ensino Fundamental (seis anos) no próximo ano. Na primeira fase – que se encerrou em 30 de agosto – foram cadastradas as crianças que já estão na rede, mas mudarão de unidade em 2025. Apesar da determinação da SME ser de priorizar vagas para crianças já matriculadas na rede, com irmãos já matriculados na mesma unidade, em escolas cuja distância seja a menor em relação ao endereço e com maior idade, diversos pais acabaram recebendo a notícia de que a vaga liberada não atende pelo menos um desses critérios.

Para que está nessa situação, a orientação é contatar o Núcleo Regional da Educação de referência da unidade de interesse e informar nome e cpf da criança e do responsável pelo cadastro.

Na segunda fase do Cadrastramento – que acontecerá de 01/10/2024 à 01/11/2024 – as crianças que não estão ainda matriculadas na Rede Municipal de Ensino, mas querem uma vaga na rede em 2025 deverão ser cadastradas no site https://cadastramento-escolar.curitiba.pr.gov.br/inicio. Na terceira fase a SME promete realizar trocas de vagas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima