Frota do transporte coletivo cresceu 7% em junho

Sem motivo aparente, a Rede Integrada de Transporte está aumentando a frota de veículos em atividade em Curitiba

A Rede Integrada de Transporte de Curitiba está aumentando o número de ônibus da frota em atividade desde maio de 2024. A mudança não parede ter ligação com o número de passageiros transportados, uma vez que entre abril e junho de 2024 houve redução no total de passageiros pagantes equivalentes. O sistema também não registrou aumento no total de quilômetros rodados. No entanto, dados da URBS apontam que a Rede saiu de uma média de 1082 veículos em atividade nos quatro primeiros meses do ano para 1023 em junho de 2024.

Segundo relatórios da própria URBS, a frota operante da Rede de Transporte Coletivo teve uma redução em 2020 e 2021, durante a epidemia de Covid-19, quando restrições sanitárias limitavam o uso do transporte público, mas a partir de 2022 o sistema voltou a operar com uma média de 1051 veículos. Houve um aumento na frota de 2022 para 2023, de 1050 para 1074 veículos (+34 unidades) e para 1082 (+ 8 unidades) nos quatro primeiros meses de 2024. O aumento registrado em maio e junho de 2024, no entanto, foi de 41 veículos a mais.

O aumento da frota em operação no transporte coletivo de Curitiba é uma reivindicação antiga dos usuários, especialmente em horários de pico, quando muitas linhas circulam com veículos lotados. Os dados divulgados pela URBS, porém, não permite verificar quais linhas e horários foram contemplados pelo aumento no número de veículos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima