Incêndio atinge área ocupada por indígenas em Piraquara; suspeita é de ação criminosa

Ativista que mora no local fez vídeo na noite desta quinta-feira. Área pertence ao governo do estado, que firmou um termo de cooperação com os indígenas

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Área de Proteção Ambiental do Iraí, em Piraquara, onde vivem 12 famílias indígenas, na noite desta quinta-feira (12). A suspeita é que o incêndio foi criminoso. O fogo foi controlado pelos bombeiros, com auxílio dos indígenas, na madrugada desta sexta (13). A estimativa é que pelo menos 20 alqueires (aproximadamente 480 mil metros quadrados) tenham sido queimados. O fogo começou por volta das 20 horas de quinta e a Polícia Civil investiga o caso.

Os indígenas estão no local, que fica na Floresta Estadual Metropolitana, desde 2021. No ano seguinte foi firmado um termo de cooperação e a unidade passou a ser aministratada pelo Instituto Água e Terra (IAT), do governo do Paraná, em conjunto com os indígenas, das etnias Caingangue, Guarani Ñandeva, Guarani Mbya, Avá-Guarani e Tukano.

Segundo Eloy Nhandewa, ativista indígena que mora na comunidade, a área estava degradada quando o grupo chegou ao local. “É uma área com muitos problemas ambientais. Tem crime ambiental a céu aberto, muito acesso de não-indígenas que decartam lixo e cobre, além de caçadores. É uma área com ausência de mata nativa, porque tem muito pinus e eucalipto, que não deixam nada nascer em volta e secam as nascentes. A gente está se propondo a recuperar as florestas, os rios e as nascentes, porque essa é uma área de manancial”.

Nhandewa diz que sete incêndios de grande porte foram registrados nos últimos dois anos, três deles neste ano. “São situações recorrentes e todas as vezes a gente percebe que foi ação humana. Geralmente queimam a mata para retirar lenha”. Segundo o ativista, os 42 indígenas que vivem no local sofreram pressões quando chegaram à área. “Somos indígenas, ninguém quer a gente em lugar nenhum. É uma área muito visda pela especulação imobiliária e se olharmos, Piraquara inteira é uma APA, um berço de águas, mas está ocupada. A cogestão com o governo do estado deu uma certa segurança e não tivemos nenhum tipo de confronto”. A área total tem 459 hectares.

Na tarde desta sexta-feira, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação em São José dos Pinhais. Uma fábrica também foi atingida. Não há informações sobre feridos.

 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima