Inscrições para Seminário Pretas Acadêmicas termina nesta sexta-feira

Evento pretende dar visibilidade para pesquisadoras negras e é gratuito. Veja como participar

Estão abertas até o dia 5 de julho as inscrições para a 4ª edição do Seminário Pretas Acadêmicas – Trajetórias, evento realizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Seminário tem como objetivo reunir pesquisadoras negras para dar visibilidade às pesquisas realizadas nas universidades. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de julho de forma híbrida e, para participar, é preciso enviar um resumo da pesquisa realizada em qualquer nível de formação superior.

A presença de mulheres negras na Universidade vem crescendo, em parte pelas políticas afirmativas. É o que mostram os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. Segundo o órgão, em 2006, as mulheres negras representavam 28% dos estudantes bolsistas do Prouni nos dez cursos mais procurados no ensino superior. Em 2020, o percentual cresceu para 38%.

Leia também: Livro ensina a usar crowdfunding para lançar projetos

Entre os temas que o Seminário abordará estão os mais variados, com 15 Grupos de Trabalho (GTs) que abordam educação, literatura, comunicação, design, relações de trabalho entre muitos outros. O Seminário será realizado presencialmente no campi Rebouças da Universidade Federal, e de forma online para participantes de fora de Curitiba. As participantes ainda receberão certificado de extensão.

Na prática, além de escrever o resumo, as autoras e coautoras apresentarão o trabalho e a única exigência para participação é que sejam mulheres negras que pesquisem tanto relações étnico-raciais, como também outros temas que estejam adequados aos grupos de discussão.

Além das discussões de trabalhos, o evento vai receber mulheres negras de destaque no cenário do ativismo negro, como a deputada federal Carol Dartora (PT), que está apoiando o evento via emenda parlamentar, a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia Passos, a socióloga do Instituto da Mulher Negra Geledés, Letícia Leobet Florentino, entre outras professoras negras de destaque nas Universidades.

Serviço

IV Seminário das Pretas Acadêmicas

Data: 26 e 27 de julho de 2024

Inscrições de trabalhos: até 05 de julho

Para acessar os GTs e mais orientações clique aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima