Moradora do Cristo Rei reclama de descarte irregular de resíduos no bairro

Ministério Público abriu inquérito para apurar denúncia ambiental

Uma moradora do Cristo Rei, em Curitiba, fez um denúncia sobre suposta disposição irregular de resíduos praticado por um laboratório. O Ministério Público foi acionado para averiguar.

A investigação é para saber se há o descarte irregular pelo Laboratório de Análises Clínicas (Lanac), o maior laboratório da cidade. Em nota a empresa informou que “…não foi notificada até o momento, inclusive, em diligência realizada e após acesso às cópias do procedimento, constatou-se que a Secretaria Municipal da Saúde realizou inspeção conjunta em 04/12/2023 e não identificou irregularidades ou disposição irregular de resíduos defronte ao imóvel” (veja o documento no fim da reportagem).

Atualmente o Lanac é responsável pelo atendimento ambulatorial, hospitalar e pronto atendimento de 12 hospitais do Paraná: Hospital das Nações, Hospital Pilar, Instituto de Neurologia de Curitiba – Hospital INC, Hospital do Rocio, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Universitário Cajuru,  Hospital Vita Curitiba, Hospital Vita Batel, Hospital da Cruz Vermelha Curitiba, Hospital Adauto Botelho, Santa Casa de Curitiba, Hospital Paranaguá e Instituto da Criança, prestando atendimento de urgências e emergências.

 Leia também: Água mineral do Paraná será comercializada para preparo de cafés especiais

Ao Plural, o Lanac explicou como funciona o descarte de resíduos: “o Lanac segue rigorosas diretrizes de resíduos decorrentes dos serviços prestados, observando os requisitos necessários para a manutenção do licenciamento ambiental, as normas de vigilância sanitária e boas práticas. Sobre o descarte, destaca que ocorre exclusivamente por empresa especializada, conforme Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde submetido à aprovação do Departamento de Licenciamento e Fiscalização. A retirada dos resíduos é feita internamente no abrigo de armazenamento, sem contato exterior, em observância a Resolução n. 222/2018 da Anvisa”.

No caso da denúncia feita pela moradora do Cristo Rei, com a inspeção realizada logo depois da denúncia, a empresa disse que não identificou “nenhuma irregularidade relacionada ao descarte de resíduos, considerando que ocorre exclusivamente por empresa especializada que adentra as dependências do Laboratório e realiza o gerenciamento e destinação dos resíduos”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima