MST promove 2ª Jornada da Natureza com ações de reflorestamento

Projeto tem parceria com instituições estaduais e federais e prevê plantio de 100 milhões de árvores até 2030

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná inicia nesta segunda-feira (27) a 2ª Jornada da Natureza, com o tema “Semeando vida para enfrentar a crise ambiental”. O evento, que vai até o dia 8 de junho, celebra o Dia da Mata Atlântica (27 de maio) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), engajando comunidades em uma série de ações ambientais.

A jornada faz parte do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, que visa intensificar a recuperação ambiental e a produção de alimentos saudáveis. Com a meta de plantar 100 milhões de árvores até 2030, o plano do MST busca enfrentar a crise ambiental através de iniciativas concretas de reflorestamento e sustentabilidade.

Entre as atividades programadas, destaca-se a semeadura aérea de sementes de palmeira juçara na comunidade de Dom Tomás Balduíno, localizada no município de Quedas do Iguaçu. Esta ação também beneficiará comunidades do Rio das Cobras, um território indígena guarani e kaingang localizado em Nova Laranjeiras. No total, serão semeadas 10 toneladas de sementes de palmeira juçara, promovendo a regeneração de áreas florestais.

Além disso, em municípios como Guarapuava e Pinhão, serão lançadas cinco toneladas de pinhão em territórios de comunidades da reforma agrária, quilombolas, faxinalenses e posseiros. Estas iniciativas visam não apenas a recuperação ambiental, mas também o fortalecimento da produção sustentável de alimentos.

A 2ª Jornada da Natureza também inclui 30 oficinas voltadas para questões ambientais em diversos municípios do Paraná. Elas abordarão temas como agroecologia, práticas sustentáveis de cultivo e preservação dos recursos naturais, visando capacitar os participantes e promover a conscientização ambiental.

O evento é realizado em parceria com diversas entidades e instituições, incluindo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Superintendência do Instituto de Colonização e Reforma Agrária do Paraná (Incra-PR), a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ibama, Itaipu Binacional, Embrapa, Secom, Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA), a Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária do Centro Oeste do Paraná (Crehnor), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), UFPR, Unicentro, IAT e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

Leia também: Professores do Paraná aprovam greve contra terceirização de escolas

Segundo lideranças do MST, a 2ª Jornada da Natureza do MST reflete um esforço coletivo para enfrentar os desafios ambientais atuais, promovendo a sustentabilidade e o bem-estar das futuras gerações.

Confira a programação

27/05 (Dia da Mata Atlântica)

Local: Comunidade Nova Aliança, Pinhão

Atividade: Oficina de enxertia de pinheiro araucária com Professor Flávio Zanette (UFPR), e implementação de Sistema Agroflorestal de araucária enxertada, erva-mate e outras árvores nativas.

28/05

Local: Comunidade Nova Aliança, Pinhão

Atividade: Oficina “Pinhão na Culinária” com Embrapa e nutricionistas da Unicentro.

03/06

Local: Comunidade da Reforma Agrária Dom Tomás Balduíno, Quedas do Iguaçu

Atividade: Lançamento de sete toneladas de palmeira juçara.

04/06

Local: Terra Indígena Rio das Cobras, Nova Laranjeiras

Atividade: Lançamento de duas toneladas de palmeira juçara e plantios de erva-mate, araucária, outras árvores nativas e mandioca.

05/06 (Dia Mundial do Meio Ambiente)

Local: Complexo Zattar, Guarapuava e Pinhão

Atividade: Lançamento de cinco toneladas de pinhão.

07/06

Local: Comunidade José Lutzenberger, Antonina

Atividade: Lançamento de uma tonelada de palmeira juçara.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima