Na Regional Matriz eleitores comparecem para escolher conselheiros tutelares

Representantes do Ministério Público e OAB acompanharam a votação

Neste domingo (1º) Curitiba escolhe 50 Conselheiros Tutelares para ocupar as 10 regionais espalhadas pela cidade. Na Matriz, que é composta pelos bairros Ahú, Alto da Glória, Alto da Rua XV, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro, Centro Cívico, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Mercês, Prado Velho, Rebouças e São Francisco, 14 candidatos estão na disputa, e apenas cinco deles serão eleitos para cumprir o Estatuto de Criança e do Adolescente.

Neste ano, os eleitores compareceram para votar na Escola Municipal Professor Brandão, na rua João Gualberto, Alto Glória. No colégio estavam presentes fiscais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Curitiba (Comtiba),representantes da OAB/PR, do Ministério Público Estadual e também os próprios candidatos para acompanhar o deslinde do dia de votação.

Eleitores e eleições

Em conversa com o Plural, eleitores da Matriz expressaram sua preocupação com alinhamento dos candidatos à direita e à esquerda, demonstrando que suas escolhas de voto são políticas.

Apesar de ser um voto facultativo, esses eleitores sentiram a necessidade de comparecer às urnas para contribuir com a composição de um Conselho Tutelar voltado à aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e para a proteção das crianças e adolescentes mais vulneráveis.

Leia também: Escola do Cajuru enfrenta surto de Covid entre professores e funcionários

A expectativa dos eleitores ouvidos pela reportagem é de que os conselheiros eleitos trabalhem para proteger os direitos das crianças e adolescentes, especialmente para as populações mais vulneráveis, para quem os Conselheiros devem agir de maneira mais efetiva a cumprir o ECA.

Muitos deles procuraram se informar antes da votação, inclusive por meio das matérias publicadas pelo Plural.

Dificuldades

Os eleitores também apontaram dificuldades de encontrar suas sessões eleitorais dentro dos colégios. Houve filas e foi necessário que a organização orientasse os eleitores.

Nas eleições anteriores, mais de 27 mil pessoas compareceram às urnas de toda a capital para a escolha dos atuais Conselheiros. Neste ano, primeiro a contar com as urnas eletrônicas em todo país, a expectativa é de que esse número seja superado.

________

A cobertura das eleições do Conselho Tutelar é feita pelo Plural, coordenada pela CEO Rosiane Correia de Freitas com apoio de estudantes de jornalismo de Curitiba.

Texto com supervisão das jornalistas Aline Reis e Cecília Zarpelon. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima