No país mais deprimido da América Latina, Congresso promete ensinar a receita da felicidade

Congresso Internacional de Felicidade em Curitiba reúne especialistas, como a Monja Coen e a filósofa indiana Sri Preethaji

Sobrinho-neto do cardeal Paulo Evaristo Arns e da médica Zilda Arns, e sobrinho do senador paranaense Flávio Arns, o advogado e empresário curitibano Gustavo Arns parece carregar no DNA a vontade de contribuir ativamente com a sociedade. De família católica, Gustavo escolheu para si um desafio ousado: ensinar as pessoas a serem felizes.

“Muita gente pensa que a felicidade é algo subjetivo: a minha felicidade é diferente da do João ou do Pedro. Mas hoje sabemos que tem uma parte de felicidade que é comum a todos os seres humanos que é quando falamos de bem-estar físico, emocional, espiritual e relacional. Como cada um de nós vai trilhar o caminho de construção de cada um desses componentes? O autoconhecimento é a base fundamental”, afirma Arns em entrevista ao Plural.

Desde 2016, ele organiza anualmente o Congresso Internacional de Felicidade que neste ano chega à 7ª edição. Considerado o maior evento do gênero na América Latina, o congresso será realizado nos dias 2 e 3 de novembro no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas. Os ingressos, para os dois dias de evento, começam em R$ 1.053,99 (veja serviço abaixo). Após o evento, trechos das palestras são disponibilizados no canal de YouTube do Congresso.

A programação conta com 25 convidados internacionais e brasileiros das áreas de ciência, filosofia, arte e espiritualidade, como a Monja Coen, a filósofa indiana Sri Preethaji, o navegador Amyr Klink e o filosofo Clóvis de Barros (veja lista completa abaixo). Cada palestrante vai abordar o tema da felicidade, sob diferentes perspectivas. Segundo o idealizador, o objetivo é fornecer ao público as ferramentas de autoconhecimento para uma vida mais feliz, mesmo diante das dificuldades da vida.

Arns admite que seu otimismo vacila ao olhar para os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostram o Brasil como o país com a segunda população mais depressiva das Américas (5,8% das pessoas), atrás somente dos Estados Unidos (5,9%). Ao mesmo tempo que se questiona se não estaria falhando na sua missão, ele não está disposto a arredar o pé.

“Às vezes as pessoas falam para mim: tanta coisa para se preocupar e você está aí falando de felicidade. No Congresso, abordamos a felicidade a partir de quatro pilares: ciência, filosofia, arte e espiritualidade para que a gente possa ter uma reflexão integral, bem holística, em relação ao tema”, explica o empresário.

Numa época dominada por coaches e influenciadores que prometem felicidade e prosperidade rápida e fácil, Arns convida o público a separar o joio do trigo e lembra que os ideais do Congresso se baseiam na psicologia positiva, um campo de estudo da psicologia relativamente novo que se concentra em aspectos positivos da vida, como a felicidade e o bem-estar. 

Segundo a disciplina, a felicidade não é uma busca, como está escrito na Declaração de Independência dos Estados Unidos de 1776 ou como mostrava o famoso filme dos anos 2000 “À Procura da Felicidade”, mas uma construção. Uma construção que tem quer individual, mas também coletiva, numa sociedade cada vez mais individualista.

“Existem os dois aspectos – felicidade individual e coletiva – e hoje a ciência se dedica a estudar os dois. Porém sabemos que nossa felicidade individual tem um teto muito baixo e, sozinhos, não vamos muito longe. Então como dar o próximo passo rumo à felicidade coletiva? Isso quer dizer uma sociedade mais justa, pacífica, colaborativa, economicamente um pouco mais igualitária e ambientalmente possível, já que construímos um estilo de vida que não é sustentável para o planeta”, afirma Gustavo.

Questionado se se considera um utopista, o empresário diz que é comum as pessoas o definirem assim. “Durante a pandemia, respondi muito a essa pergunta: ‘como é que dá para falar de felicidade nesse momento?’ Passou a pandemia, a gente viveu uma crise econômica, uma crise de saúde mental, agora tem duas guerras acontecendo, um conflito escalando. A verdade é que o mundo estará sempre uma confusão, mas quando eu sou capaz de nutrir esse estado interno mais positivo, vou conseguir navegar pelas adversidades da vida que vão estar sempre presentes”, rebate.

Confira a entrevista em vídeo

Programação paralela

Paralelamente ao VII Congresso Internacional de Felicidade ocorre o Festival da Felicidade, um evento artístico e cultural gratuito que promove a reflexão, a elevação de consciência e a paz. O evento reúne a arte em suas diversas formas: música, teatro, dança, yoga, democratizando o acesso à cultura e oferecendo atividades para toda a família.

O festival reunirá diversas atrações no parque Barigui, com arte, música, mantras, meditação, dança circular, yoga, além de uma feira gastronômica e a 7ª Feira do Bem-estar, com livros, produtos e serviços. Na feira serão lançados livros com presença e autógrafos dos autores.

Palestrantes do Congresso de Felicidade 2024

Clóvis de Barros – Doutor e livre docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Palestrante há mais de 10 anos no mundo corporativo e autor.

Tema: A vida que vale a pena ser vivida

Monja Coen – Monja zen budista, escritora e palestrante.

Tema: Ser feliz, é possível?

Sri Preethaji – Filósofa indiana, líder transformacional e cofundadora do Oneness Movement

Tema: Despertando para o poder da consciência

Amyr Klink – navegador e escritor, primeiro a fazer a travessia do Oceano Atlântico a remo.

Tema: Ajustando as velas para enfrentar incertezas

Cris Dios – Empresária, fundadora do Laces and Hair com 30 salões pelo Brasil, fundadora do 1º e-commerce de beleza consciente do Brasil.

Tema: Painel – O que é sucesso?

Mariana Ferrão – Jornalista especializada em saúde integral, palestrante, escritora e professora. Apresentou o programa “Bem Estar” na TV Globo

Tema: Painel – O que é sucesso?

Aline Castro – Professora de neurociência, psicanalista, consultora de saúde mental nas organizações e mentora de posicionamento de carreira.

Tema: Painel – O que é sucesso?

Sheilla Castro – Bicampeã olímpica de vôlei, uma das atletas mais vitoriosas da história do esporte brasileiro

Tema: Painel – O que é sucesso?

Marcos Piangers – Pai da Anita e da Aurora, escritor (1 milhão de livros vendidos) e palestrante (meio bilhão de visualizações)

Tema: Protagonismo e felicidade – a mudança que você faz no mundo

Merce – Benzedeira, rezadeira, curandeira, há quase uma década servindo como terapeuta.

Tema: “O que o amor faria?”

Ana Suy – Psicanalista, Doutora em pesquisa e clínica pela UERJ. Autora do best seller “a gente mira no amor e acerta na solidão”

Tema: Elogio à infelicidade

Mirian Goldenberg – Doutora em antropologia, Colunista Folha de São Paulo, 30 livros publicados, referência em estudos sobre envelhecimento e felicidade

Tema: A Revolução da Bela Velhice: projetos de vida e a busca da felicidade

Sri Prem Baba – Mestre espiritual e escritor.

Tema: Superando a ansiedade: a calma no agora

Daniel Munduruku – Escritor (65 livros) e professor, líder indígena, pós-doutor pela UFScar

Tema: Felicidade na cosmovisão dos povos originários

Carol Moraes – Apresentadora e fundadora da clínica de saúde mental e espiritualidade Ilumina, trauma-informed Counsellor

Gustavo Arns – Mestre em Estudos da Felicidade pela Centenary University, Idealizador do Congresso Internacional de Felicidade. Professor da Pós-Graduação em Psicologia Positiva da PUC-RS e PUC-PR

Alê de Maria – Arranjador, compositor, regente e professor de música.

Tema: Canto das Águas

Lívia Azevedo – Diretora de felicidade do grupo Heineken Brasil

Tema: Felicidade corporativa como impulsionadora de cultura e resultados

Juliana Sawaia – cientista e pesquisadora da Felicidade no trabalho, Mestre pela Fundação Dom Cabral, sua pesquisa inovadora provou a influência da liderança na felicidade dos colaboradores.

Tema: Felicidade corporativa como impulsionadora de cultura e resultados

Jorge Trevisol – Formado em filosofia, mestre em psicologia e espiritualidade e doutor em teologia na Itália. Professor, autor e palestrante. Coordena o Centro Holoikos de formação integral no RS.

Tema: Etapas da vida e felicidade

Reverb Poesia – O projeto “reverb” é uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal, um convite para refletir sobre nossas aspirações mais profundas.

Tema: A criança que eu fui um dia

Thiago Corrêa – Músico e produtor musical premiado internacionalmente.

Tema: A criança que eu fui um dia

Allan Dias Castro – Poeta, escritor e compositor

Tema: A criança que eu fui um dia

Luciano Potter – um dos mais celebrados comunicadores do Brasil e entrevistou grandes personalidades em seus programas.

Tema: Por que ouvir histórias vai mudar a sua vida?

Henrique Bueno – Mestre em Psicologia Positiva, especialista em Felicidade Corporativa e Professor Adjunto do primeiro mestrado global em estudos da Felicidade

Tema: Felicidade no trabalho: ciência e prática

Nickson Gabriel – Psicanalista, Analista Junguiano e especialista em jogos de autoconhecimento.

Tema: A vida é um Grande Jogo e isso não é uma metáfora

Serviço

Datas: sábado 2 e domingo 3 de novembro de 2024

Local: Centro de Eventos Positivo – Parque Barigui (Al. Ecológica Burle Marx, 2518, Santo Inácio, Curitiba – PR)

Mais informações e inscrições: https://www.congressodefelicidade.com.br/

Instagram: @congressodefelicidade 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima