Paciente tem cirurgia cancelada após esperar quase dez horas no Hospital do Trabalhador

Secretaria de Saúde do Paraná disse que cancelamento ocorreu por falta de leitos

Um paciente de 36 anos, morador de Curitiba, realizaria, nesta segunda-feira (19) uma cirurgia de colecistectomia (remoção da vesícula), no Hospital do Trabalhador. O procedimento era aguardado desde janeiro deste ano, mas foi cancelado e não foi divulgada nova data.

O paciente chegou a ser preparado para a cirurgia. Ele chegou ao hospital às 5h30, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Contudo, perto das 15h, foi informado de que o procedimento não seria feito por falta de leitos na unidade.

O que aconteceu

O Hospital do Trabalhador recebe pacientes vítimas de trauma de Curitiba e Região Metropolitana e isso faz com que haja alta demanda, além das cirurgias eletivas, aquelas que são marcadas com antecedência, como no caso do paciente.

Ele foi informado na última semana que a faria a cirurgia na segunda-feira, mas depois de esperar dez horas teve de ir embora sem ser atendido. A Secretaria de Saúde explicou, em nota, que “por ter um perfil assistencial voltado para casos de urgência e emergência, poderá ocorrer, porventura, o cancelamento de cirurgias agendadas previamente (eletivas). A Sesa reforça que os pacientes são atendidos sem que haja qualquer tipo de desassistência e caso o procedimento seja cancelado, tão logo surja a vaga, será reagendado, considerando a gravidade de cada caso e a disponibilidade do leito específico”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima