Prefeitura entrega primeiras casas do bairro novo da Caximba

Entrega das primeiras 60 casas foi simbólica, uma vez que os moradores só se mudam oficialmente em 09 de julho

O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) – que é pré-candidato à prefeitura – entregaram nesta quarta-feira (3) as 60 primeiras unidades habitacionais do bairro novo da Caximba. A entrega foi simbólica, uma vez que as famílias só se mudam oficialmente a partir da próxima semana.

O projeto do bairro irá beneficiar 1.693 famílias, das quais 1.147 receberão as novas casas e outras 546 terão suas moradias requalificadas no “antigo” bairro. Como o Plural apontou com a inauguração das 60 casas a prefeitura entrega apenas 8%, das 752 habitações previstas nas Fases 1 e 2 do projeto.

A família Martins será uma das primeiras a se mudar para as novas residências. Miriam Martins, de 39 anos, conta que a mudança para a nova casa vem com uma mescla de emoções. “Fiquei ansiosa com cada etapa do projeto, mas hoje estou muito feliz. É um dia muito esperado por mim e minha família.”

Miriam se muda com as duas filhas e o marido no dia 09 de julho, além dela sua irmã e o pai também se mudam na mesma data. As outras 60 famílias devem se mudar ao longo da segunda quinzena do mês de julho. As mudanças serão acompanhadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

Durante a entrega, Greca se emocionou ao falar do legado que deixa para Curitiba, mas pediu que os novos moradores não ‘estraguem’ as novas casas fazendo puxadinhos. As casas têm em média 50 metros quadrados. Ainda durante seu discurso, Greca citou as mais de 900 casas que já estão em obras para que outras famílias alcancem a tão sonhada casa própria.

Pimentel, que também esteve presente durante a entrega, uma de suas últimas aparições oficiais antes do início das restrições do período eleitoral, citou a inauguração das 60 casas como parte da característica de gestão Greca/Pimentel que consegue resolver os nós de Curitiba.

Leia também: Em dez anos Curitiba entregou só 360 moradias populares

Bairro novo da Caximba

As obras do bairro novo da Caximba tiveram início em 2022 e segundo a prefeitura de Curitiba foram divididas em 4 fases para melhor eficiência de execução do projeto. Lucilene Pedroso da Cruz, 43 anos, fez parte da comissão de moradores do bairro e esteve presente em todas as reuniões de avaliação do projeto. “A prefeitura foi bem clara conosco. Então sempre tivemos tudo muito bem colocado”, diz. 

Na primeira visita que Lucilene fez às obras ela estava grávida de 7 meses de sua filha, agora com a pequena no colo ela se prepara para mudança. “Fiz as primeiras visitas com ela na barriga e agora ela está aqui. Me sinto realizada, você começa vendo o projeto e até se questiona ‘será?’, mas esse ‘será’ se tornou realidade”. Lucilene não se muda na primeira fase, mas já está contando os dias para entrar na nova casa.

As famílias que hoje ocupam a Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Barigui serão realocadas no novo bairro. A faixa de 200 metros a partir do leito do rio onde mais de mil famílias residem será totalmente desocupada. No lugar será feita implantação de um corredor verde e a criação de um parque alagável que fará contenção das cheias.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima