Saiba como ajudar famílias que foram despejadas do CIC

Famílias foram retiradas de ocupação mesmo com negociação pela desocupação pacífica em andamento

Mais de 60 famílias que viviam na ocupação Tiradentes II, no CIC, em Curitiba, foram despejadas nesta terça-feira (09). Algumas das pessoas estão alocadas em alojamentos, mas faltam itens básicos para sobrevivência.

O Movimento Popular por Moraria (MPM) usou as redes sociais para pedir apoio às famílias. Algumas estão na rua Carlos Eduardo Martins Mercer, 191, São Miguel e neste endereço é possível entregar doações de roupas de inverno, alimentos ou ser voluntário para ajudar quem está sem casa. Além disso, também é possível fazer doações em dinheiro: 41 99521-2900.

Despejo

As famílias estavam na ocupação fazia cerca de um ano. O terreno pertence à empresa Essencis, que requereu e reintegração. Havia negociação em andamento entre o MPM e a empresa e as famílias já estavam sendo cadastradas pela Fundação de Ação Social (FAS) para recebimento de auxílio-moradia antes de se retirarem.

Leia também: Onze projetos são aprovados para recebimento de parte da indenização no caso da Repar

O despejo aconteceu sob temperatura de 7 graus em Curitiba e a Justiça deu prazo de 5 dias para que a prefeitura deposite o auxílio de R$ 600 para quem estava cadastrado. O problema é que nem todas as famílias haviam concluído a entrega de documentação.

Pelas redes sociais vereadores e deputados reagiram ao despejo. Angelo Vanhoni (PT), por meio das redes sociais, disse que o mandato está “acompanhando as famílias para garantir condições adequadas e o direito à moradia”.

“As famílias estavam tranquilas, confiantes de que seriam devidamente encaminhadas”, escreveu a vereadora Giorgia Prates (PT).

Já Professora Josete (PT) classificou a ação como “insensível”. “É triste ver que o poder público ao invés de ajudar, tenta dificultar a vida da população”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima