Servidores das universidades federais fazem paralisação de dois dias

Em Curitiba, trabalhadores da UFPR farão protesto

Servidores técnicos da UFPR e da UTFPR farão paralisação de dois dias (15 e 16) contra o governo por retirada de pontos acertados durante a greve de mais de três meses ocorrida neste ano. Um protesto está previsto para o hall do Hospital de Clínicas, às 7h, em Curitiba.

A greve, que durou mais de cem dias, resultou em alguns apontamentos para que o Governo atendesse às demandas dos servidores técnicos. Entre eles: reposicionamento dos aposentados, criação do cargo de auxiliar, aceleração de progressão e Reconhecimento de Saberes e Competências de Técnicos Administrativos em Educação (RSC). Todos os pontos não foram cumpridos até agora ou estão atrasados.

Estudantes acusam professor da UFPR racismo e alegam hostilidade em sala de aula

A paralisação foi acertada em assembleia, durante reunião da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Pública do Brasil (Fasubra), e é nacional. No Paraná, além da UFPR e UTFPR haverá paralisação também Unila, em Foz do Iguaçu.

“A paralisação é uma decisão nacional, mas também temos os temas específicos aqui de Curitiba, como a redução de 30 horas, capacitação, transição de carreira para gerar progressão e outros”, explicou o representante do Ivandenir Pereira, Sindicato dos trabalhadores em educação das instituições federais de ensino superior no estado do Paraná (Sindtest).

A mobilização também vai cobrar o cumprimento do acordo de greve da Fasubra com o governo federal. O acordo prevê reajuste salarial, reestruturação do PCCTAE, implantação do RSC, hora ficta e jornada 12×60.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima