Servidores técnicos das universidades federais retomam atividades nesta terça

Greve foi encerrada após assinatura do acordo entre Governo Federal e entidades, ocorrido na última semana

Servidores técnicos administrativos das Universidades e Institutos Federais do Brasil retomam as atividades nesta terça-feira (02). O encerramento da greve ocorreu após assinatura do acordo entre os sindicatos e o Governo Federal na última quinta-feira (27), em Brasília.

No Estado retomam a atividades a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), a Universidade Federal (UFPR), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o Instituto Federal (IFPR).

Os técnicos ficaram paralisados mais de cem dias e depois do início da mobilização deles professores também aderiram. Os docentes retomaram as atividades antes, após fechamento dos acordos.

Leia também: Inscrições para Seminário Pretas Acadêmicas termina nesta sexta-feira

Em Curitiba, o Comando de Greve e o Sinditest-PR classificou o momento como uma das “maiores greves da categoria”.

Acordo

A assinatura dos acordos entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), foi o fim do atrito entre os servidores e o Governo Lula.

A proposta apresentada pelo Governo aos professores prevê a reestruturação da carreira, com ganhos médios de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, além de reestruturação na progressão entre os diferentes níveis da carreira. Assim, o salário inicial de um docente com doutorado passará para R$ 13,7 mil e para professor titular, no topo da carreira, será de R$ 26,3 mil em 2026.

Já para os técnicos, a proposta prevê reajuste médio de 31,2% em quatro anos, além de ganhos com progressão na carreira, que aumentarão dos atuais 3,9% para 4,0% em janeiro de 2025 e 4,1% em abril de 2026.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Servidores técnicos das universidades federais retomam atividades nesta terça”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima