UFPR cancela feira de cursos e profissões

Greve e novo calendário acadêmico inviabilizaram evento, segundo a UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anuncia o cancelamento da edição de 2024 da tradicional “UFPR Cursos e Profissões”. O evento, conhecido por orientar estudantes do ensino médio na escolha de suas carreiras, vinha sendo organizado desde fevereiro deste ano, com a previsão de ocorrer entre 6 e 9 de junho.

A Feira é o maior evento da UFPR direcionado à comunidade externa, recebendo em suas últimas edições cerca de 100.000 visitantes, em quatro dias de realização. Ela proporciona um espaço para que alunos do ensino médio obtenham informações detalhadas sobre os cursos oferecidos pela UFPR, contribuindo, inclusive, para reduzir taxas de evasão.

Com o fim da greve de servidores docentes e técnico-administrativos e a aprovação de um novo calendário acadêmico pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE), em 25 de junho, a realização da Feira em agosto de 2024 foi considerada inviável. A Administração da UFPR avaliou outras datas possíveis ao longo do segundo semestre letivo, porém todas se mostraram comprometidas: com o Edital nº 109/2024/PROGEPE, cuja a prova será realizada em 4 de agosto, como o término das inscrições para o Processo Seletivo Vestibular da UFPR em 22 de agosto e com o calendário coincidindo com o término do primeiro e o início do segundo semestre, em que discentes estarão em férias ou em provas finais, dificultando a participação também dos coordenadores e docentes dos cursos.

Apesar deste inconveniente, a UFPR se compromete a continuar orientando e mantendo atualizada a página oficial da Feira, que contém materiais sobre os cursos ofertados, vídeos explicativos, informações sobre os campi, o vestibular, grupos de cultura, bolsas e auxílios, e o espaço de perguntas frequentes. Em 2025, a Feira de Cursos e Profissões será retomada, oferecendo a melhor orientação possível aos futuros calouros da UFPR.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima